terça-feira, 8 de novembro de 2011

Quem é Deus?


Creio em Deus Pai Todo-Poderoso,
Criador do céu e da terra,
creio em Jesus Cristo Nosso Senhor...”

Cremos em Deus Pai e em seu filho Jesus Cristo, mas quem é Deus? O que é esse Deus?
A medida que vivemos vamos aos poucos compreendendo um pouco mais sobre a vida.

Aprendemos com nossa família, com nossos amigos, palestrantes, padres, pastores, com nossos relacionamentos, que muitas vezes deixam grandes mágoas. Até mesmo aquele morador de rua lhe fez perceber que sua vida não é tão ruim quanto a dele... é fácil enxergar, vivemos num constante aprendizado.
Somos convidados a aprender com ensinamentos daqueles que são mais velhos e experientes que nós, ou ainda quando a vida realmente bate na gente, nos faz chorar, correr, suar, gritar... Por amor ou pela dor, aprendemos muito e vamos aprender muito mais.
Criados a imagem e semelhança de Deus, somos aos poucos instigados a conhecer este Deus. E é a partir da criação de Deus que podemos compreender um pouco mais sobre este maravilhoso Ser.
Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou” – Ex 3, 14.
Deus dentro de sua sabedoria é muito engraçado às vezes.
Imagina você tendo que explicar neste exato momento pro seu priminho pequeno ou mesmo ao seu filho ‘Quem é Deus?’ e ao ler essa passagem Deus te fala: “Eu sou aquele que sou”.
“Bom filho... Deus é aquele que... bom... Ele é aquele que é, né... entende? Te explico depois, vai dormir menino...”
Deus nos deixa de mãos atadas diante de todos seus mistérios e toda sua grandeza. Não há como definir quem seja esse Deus. Deus simplesmente é.

Mas a partir de sua criação, o homem; e a partir do seu filho Jesus Cristo, podemos começar a entender ou ao menos contemplá-lo.
O homem: Com sua abertura à verdade e à beleza, com seu senso do bem moral, com sua liberdade e a voz de sua consciência, com sua aspiração ao infinito e à felicidade, o homem se interroga sobre a existência de Deus. Mediante tudo isso percebe sinais de sua alma espiritual. Como "semente de eternidade que leva dentro de si, irredutível à só matéria" sua alma não pode ter origem senão em Deus” - CIC

Mesmo para aqueles que são ateus, ou possuem uma doutrina muito diferente da nossa podemos observar o tanto que almejam a Deus.
Todos os povos querem ser felizes. Deus é a verdadeira felicidade.
Todos os povos querem ouvir e conhecer a verdade. Deus é a verdade.
Todos os povos querem a paz e querem viver o amor pleno. Deus é o amor, Deus é a paz.

É diante destes questionamentos e desejos de sermos completos que criamos vias para aceder ao conhecimento de Deus. Essas vias são conhecidas como provas da existência de Deus, não de maneira científico-natural, mas no sentido de argumentos que permitem chegar a verdadeira certeza.
De maneira um pouco mais profunda, entendemos nosso Deus com nossas experiências íntimas com Ele.
Deus é amor e nos cria neste mesmo amor com o único intuito de amar.
E mais uma vez eu digo que as vias para entender a Deus ou mesmo acreditar em sua existência estão em sua criação humana.

Dentro dessa certeza, deixo abaixo uma pequena história da minha vida, onde Deus se faz amor.
Nasci em berço católico, pelo menos por parte de mãe. Conheci Deus desde cedo e me recordo da vontade que eu muitas vezes carregava comigo de aprender a rezar, de realizar o ‘plano que Deus tem pra nós’, conforme meu tio disse no enterro de meu avô... Me recordo da vontade que eu tinha de comungar, de receber e fazer minha primeira eucaristia e entrar na fila com minha mãe.
Pena que a vontade aos poucos foi se perdendo. Talvez por falta de incentivo, ou mesmo pelos estudos e trabalho.
Não comecei a trabalhar cedo como muitos começam, mas já nos meus 14 anos ajudava bastante minha mãe na empresa dela... não achava uma lástima, até porque não era muita coisa. Mas coisas assim me ocuparam e apagaram aquela pequena chama de Deus que havia em mim.
Há três anos fui convidado pela irmã a fazer a Crisma e foi neste chamado que toda minha vida voltou a ser restaurada.
Lembro-me que foi um período ruim pra mim, onde minhas maiores angústias vinham a tona em minha cabeça. Questionava os valores que minha mãe havia me passado e isso me desconfortava muito. Nunca fui de sair, nunca bebi, nunca dancei... fui sair a primeira aos meus 18 anos de idade e tudo isso junto gerava em mim uma ansiedade de querer viver em mundo diferente do que eu sempre vivi. Na verdade o que eu buscava, e hoje enxergo isso, era ser feliz.
Questionava-me sobre o celibato, sobre o matrimônio, passava noites e maiores com os pensamentos me perturbando, me incomodando... fazendo talvez de minha maior virtude, meu maior sofrimento.
Meus valores sempre ficaram guardados aqui dentro. Todo Este Deus que tento descrever sempre esteve aqui no meu coração, mas eu não o via.
Em meio a minha pequena depressão fui buscando em quem me apoiar, em quem me sustentar... buscava acreditar em meus sonhos, mas os encontrava tão distante.
Queria mudar o mundo inteiro do dia pra noite e eu somente ouvia: ‘ninguém consegue mudar o mundo’ e de fato não conseguimos sozinhos, mas uma palavra de conforto eu nunca tive.
Lembro-me que Deus me conquistou de modo grandioso quando na minha catequese me apresentaram a APOLOGÉTICA. Nossa! Como me apaixonei. Até hoje estudo sem parar.
Ao fim do ano na minha Crisma, me inscrevi e fui chamado a participar do Segue-Me e digo que uma das maiores e mais belas ações de Deus ocorreu lá, dentro daquele pequeno círculo de vivência. Onde pela primeira vez na vida pude partilhar, pude amar ouvindo um testemunho e pude ser amado testemunhando.
Eu não sei dizer ao certo como foi; eu não sei dizer a hora ou lugar. O que sei dizer é que depois que Ele entrou em minha vida. Tudo foi ficando fora de lugar...’ – Motivos pra Recomeçar
Um ano após participei de um Retiro de Capacitação em Cristo com a Comunidade Novo Ardor, que hoje graças a Deus faz parte de minha vida, que me fez encontrar de fato o correto caminho, me fez enxergar o que sou diante de Deus e me fez desejar a todo instante e a todo o momento essa vontade de ter Deus aqui, onde Ele sempre esteve.
Conforme a música diz não sei ao certo onde começou minha conversão, mas eu digo que não importa muito.
Eu confesso que queria um chamado de Deus, com luzes, uma voz... mas não tive.
Mas de uma coisa eu tenho certeza. Desde que Ele entrou em minha vida, tudo foi mudando, pra melhor.
E a quem me pergunta: ‘Jeovah, está feliz?’. Eu simplesmente respondo: ‘Sou Feliz’ “.
Por fim eu digo a cada um de vocês que meu testemunho não chega aos pés de histórias tão bonitas de tantas outras pessoas, mas quero apenas demonstrar que a maior beleza que está por trás da restauração e felicidade que tenho hoje, É O AMOR DE DEUS.

Quem é Deus ? Conforme eu disse, não podemos definir.
Mas Deus é também todo este amor, que restaura, que acolhe.
Deus é tudo aquilo que almejamos para Nossa Verdadeira Felicidade.
Deus é um desejo verdadeiro de sua alma em busca do Amor.
Deixo a cada um, duas perguntas, ‘Quem é Deus pra você?’, ‘Quem é Deus em sua vida?’.

Reflexão:
"O homem não pode viver sem amor. Ele permanece para si próprio um ser incompreensível e a sua vida, é destituída de sentido, se não lhe for revelado o amor, se ele não se encontra com o amor, se não o experimenta, se não o torna algo seu próprio, se nele não participa vivamente" - Papa João Paulo II, Encíclica Re-demptor Hominis.

Por Jeovah Fialho, Jovem Seguidor.







Quer também contribuir com o blog?
Envie para o e-mail posencontropnsf@gmail.com
Envie-nos textos, testemunhos, desabafos, sugestões de leitura, de compra, de viagem, música, vídeos, o que você quiser.
Contamos com vocês!!!


Nenhum comentário :

Postar um comentário