quarta-feira, 17 de outubro de 2012


Através de um documento intitulado Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio Porta Fidei o papa Bento XVI proclamou o Ano da Fé a ser realizado de outubro do ano de 2012 a novembro de 2012.

Não é a primeira vez que a Igreja é chamada a celebrar um Ano da Fé. Já em 1967, o Servo de Deus Paulo VI, proclamou um ano da fé para comemorar o martírio dos apóstolos Pedro e Paulo no décimo nono centenário do seu testemunho.

Paulo VI - idealizou-o como um momento solene, para que houvesse, em toda a Igreja, uma autêntica e sincera profissão da mesma fé. Quis ainda que a fé fosse confirmada de maneira individual e coletiva, livre e consciente, interior e exterior, humilde e franca (Paulo VI, Exort. ap. Petrum et Paulum Apostolos, no XIX centenário do martírio dos Apóstolos São Pedro e São Paulo (22 de Fevereiro de 1967): AAS 59 (1967), 196).

Diante de diversos fatores que caracterizam o nosso tempo, como o secularismo que se alastra no mundo, dos avanços científicos e tecnológicos que vivemos, tem se constatado uma terrível crise existencial da Fé.

O Papa analisa que nos dias atuais, a fé encontra-se sujeita a uma série de interrogativos, que provêm de uma mentalidade que reduz o conhecimento e a razão ao âmbito das conquistas científicas e tecnológicas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário