quarta-feira, 30 de maio de 2012

PNSF + BOTE FÉ + SEGUE-ME


VAMOS PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE (JMJ) EM 2013 NO BRASIL?

 

O Setor Juventude, juntamente com os grupos jovens, movimentos, novas comunidades e outras expressões que trabalham com a evangelização da juventude e estão ligadas à Arquidiocese de Brasília, receberam a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora (símbolos da JMJ doados pelo Beato João Paulo II) no dia 12 de maio, sábado, pela manhã.
A peregrinação em Brasília teve início no Santuário Menino Jesus de Praga, em Brazlândia, percorreu várias paróquias da cidade, e findou no dia 13 de maio, domingo, na Catedral Metropolitana de Brasília, com a Celebração Eucarística e entrega dos Símbolos da JMJ à Diocese de Rubiataba/Mozarlândia - GO.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima participou maciçamente do Bote Fé Brasília. Foram momentos marcantes para aqueles que presenciaram o peregrinar da Cruz e do Ícone de Maria. A "Marcha para a Jornada Mundial da Juventude! Bote Fé nessa Caminhada!" foi o evento ápice para nossa paróquia, reunindo fieis de todas as idades e de várias paróquias para acolher os símbolos da JMJ. Uma multidão de cerca de 300 fieis saíram do pátio da Paróquia, rumo ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, situada no centro de Taguatinga DF. A ideia central desse evento foi fazer com que os paroquianos se sentissem chamados a participar da JMJ Rio 2013.

 

Á tarde, no Abraço do Hospital de Base, a Paróquia foi representada pelo Movimento Segue-me, a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa. Na madrugada, jovens fizeram Vigília no Santuário Santíssimo Sacramento na presença dos símbolos.
No Domingo, dia 13, os jovens do Caminho Neocatecumenal estiveram presentes no Seminário Redemptoris Mater e na Ermida Dom Bosco, acolhendo os símbolos.


Waldyr Cammarota, membro da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, destacou a importância da união, do trabalho em conjunto, e desta grande festa da Fé: “Sem união não somos nada. Sem união aquela Cruz que já passou em vários lugares e foi carregada por milhares de jovens e pessoas mais idosas jamais chegaria aonde chegou e ainda vai chegar. Queira Deus que todos que a tocaram possam ter sentido a sua presença assim como eu senti. Foi tão maravilhoso que me esqueci de que estava ali para tirar fotos e, por alguns instantes, me desliguei de tudo. Só de alegria e contemplação se encheu meu coração”, disse emocionado.

Já Patrícia Souza, do Movimento Segue-me, foi voluntária do Bote Fé Brasília e estava ansiosa para ver os símbolos de perto, pois os conhecia apenas pela televisão: “Viver essa experiência de ficar próxima aos Símbolos foi um momento maravilhoso. Sempre tive grande admiração pelo beato João Paulo II e sendo estes um presente dele para nós jovens esse momento é ainda mais importante para mim. Viver tudo isso junto com o Movimento Segue-Me, que amo de paixão, me deu mais gás para continuar a missão de evangelizar mais e mais jovens. Dentro da Paróquia foi lindo ver os idosos mostrando para nós jovens a sua perseverança de ir andando até a Perpétuo Socorro. Achei aquilo incrível”, disse. Ela foi responsável, juntamente com cerca de 50 jovens do Movimento Segue-me de nossa paróquia, pela segurança dos símbolos no Abraço ao Hospital de Base.
Esse foi um momento de grande emoção para muitos dentro do itinerário. O objetivo da ida dos símbolos ao Hospital de Base foi rezar pelos doentes, apresentar Cristo e sua cruz como esperança aos que sofrem, a seus familiares e, para manifestar essa ideia, os milhares de jovens se abraçaram em volta do hospital.


Para André Bernardinho, membro da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, participar do Bote Fé “foi muito gratificante, não sei de onde veio tanto ânimo”.

Andrea Cammarota, jornalista voluntária da Arquidiocese relatou que “o frio, a fome, o cansaço, nada se leva em conta diante do grande milagre que é o amor de Deus. E nós hoje fomos testemunhas desse amor, fomos instrumentos desse amor”.

Fernando Santos, do Movimento Segue-me, relatou que "Caminhar juntamente com as pastorais, movimentos, comunidade, a Pastoral da Juventude Marista (PJM) e outras paróquias é um exemplo claro de unidade e de ir em busca de um mesmo objetivo! Ilustra a renúncia, de cada um, de ficar em casa, de ter vergonha, de preconceitos, e de tudo que nos impeça de seguir a Cristo. Poder encostar na Cruz, símbolo que o Papa João Paulo II entregou aos Jovens como demonstração do amor de Cristo pela humanidade, é estar em comunhão com milhares de pessoas no mundo inteiro que tiveram a mesma oportunidade".

Eduardo Magalhães participa do Caminho Neocatecumental na paróquia e nos contou que, da nossa paróquia, participaram 15 pessoas na Ermida Dom Bosco e no Seminário Redemptoris Mater: "Foi um momento muito especial. Antes da chegada da Cruz Peregrina e do Ícone da Virgem, tivemos uma celebração presidida pelo reitor do Seminário. Durante a homilia, ele dizia que 'a cruz de Cristo é a escada para alcançar o céu'. Relatou como a cruz é o essencial da vida cristã e que a Virgem Maria sempre acompanhará os jovens em suas peregrinações e no dia-a-dia. Tivemos a oportunidade de beijar os sinais. Foi algo realmente emocionante, carregar, tocar e ver o ícone da Virgem Maria e a Cruz Peregrina, sinais que tinha visto apenas de longe".

Cosmo Valadares, membro do Movimento ECC (Encontro de Casais com Cristo) da Paróquia Nossa Senhora de Fátima comemorou seu aniversário na Caminhada promovida pela paróquia, com suas duas filhas: "Espero que haja uma mudança espiritual nos jovens para que se voltem todos para as coisas da Igreja".

Os relatos nos permitem imaginar a dimensão que é participar de um momento como este. A presença de Deus sentido nos corações dos homens se torna uma realidade marcante e vivificante. O Bote Fé Brasília mostrou que a igreja Católica e a juventude aqui é viva!
Com a Celebração Eucarística na Catedral, o novo núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, exortou a juventude de Brasília a testemunhar, como discípulos missionários, a felicidade cuja fonte é Deus e entregou ao Bispo da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, em Goiás, a Cruz e o Ícone de Maria.
Rogamos a Deus a graça de termos representantes da Paróquia na JMJ Rio 2013, tão entusiasmados como estiveram no Bote Fé Brasília.

Parabéns a todos que participaram!
Nosso trabalho não acabou, mas apenas começou. Vamos que vamos rumo à JMJ!!!!

Confira todas as fotos desse momento, clicando aqui.
Saiba mais sobre a Jornada Mundial da Juventude, clicando aqui.


Por Paróquia Nossa Senhora de Fátima (essa matéria foi construída por vários paroquianos, testemunhando a vivência da Pastoral de Conjunto em nossa comunidade).

Nenhum comentário :

Postar um comentário