terça-feira, 12 de junho de 2012

A onda agora é namorar


Pera lá…foi isso mesmo que você leu? A onda agora… NAMORAR?
É, foi isso mesmo que você leu! Estamos em um tempo onde o esquema é namorar.
Mas aí você me questiona: mas eu sempre ouvi falar que a onda agora é ficar, como você me fala que a onda agora é namorar??Pois bem, eis que surge uma juventude diferente que procura por algo mais sério, que sabe fazer compromissos definitivos, que tem conhecimento da importância dos relacionamentos e que acima de tudo quer constituir uma família santa. Uma juventude que sabe a importância do amor e que quer viver conforme nos orienta a Lei Natural, a Lei de Deus e viver um namoro santo, uma namoro puro!
Mas o que de fato é um namoro santo? É só não fazer sexo e tudo bem???
Ter um namoro santo, antes de tudo, é viver verdadeiramente o amor e respeitar cada etapa no lindo processo do conhecimento.
Santo Agostinho sabiamente nos afirma que “Só se ama aquilo que se conhece, só se conhece aquilo que se ama”. Portanto o namoro é por excelência o tempo do conhecimento. Mas como tudo na vida, ele é um processo, vivido diariamente.
E nesse processo de conhecer um ao outro, o que se torna essencial acima de tudo é o respeito. Ele é fundamental para se ter um relacionamento sadio. Um relacionamento que não possui respeito está fadado ao fracasso, a ser tornar um “ringue” onde os dois não querem o crescimento do outro, mas procuram os seus próprios interesses.
Eis aí outro ponto: o namoro (e não só, como também o noivado e o próprio casamento) precisa ser para o outro. Ele não pode ser egoísta, onde tudo tem que ser para o seu bem. Na verdade é justamente o contrário, o relacionamento é para fazer o OUTRO feliz, e a felicidade do seu parceiro (a) se tornar a sua própria felicidade.
Pode-se destacar em um namoro santo a fidelidade, primeiramente a Deus e também um ao outro. Me diz aí como é que você vai se casar com alguém que não é fiel? Você acha que vai dar certo esse casamento? Eu aposto de olhos fechados que nenhum relacionamento infiel vai pra frente. Claro que você não está casado com a outra pessoa, mas ela merece sua fidelidade tanto quanto você. É um exercício que deve começar a ser executado desde o namoro.
Nosso querido pastor Bento XVI falou aos namorados no XXV Congresso Eucarístico Nacional em sua visita pastoral á Ancon em 2011. Um ponto que ele destaca e que é de suma importância é o fato de que não se pode queimar etapas no namoro. Queimar as etapas leva a ‘queimar’ o amor, que, ao contrário, tem necessidade de respeitar os tempos e a gradualidade nas expressões; tem necessidade de dar espaço a Cristo, que é capaz de tornar um amor humano fiel, feliz e indissolúvel”. Então, queimar etapas é com certeza colocar tudo a perder, ou seja, não rola! Viver bem cada etapa é construir em Deus o seu relacionamento. Você já viu uma casa sendo começada pelo telhado? Claro que não….assim como na construção civil, no relacionamento é necessário passar por uma etapa de cada vez, no tempo certo pra cada um, sem querer pular etapas, sem querer apressar nada.
E pra você que ainda não entendeu o recado, namoro não é tempo de fazer sexo. E isso não é porque a Igreja não quer, ou por causa que seja uma regra ou até mesmo um tabu! A Igreja nos orienta naquilo que é melhor pra gente mesmo. O sexo é o momento de entrega total ao cônjuge. E o namorado não é capaz de se entregar totalmente a sua namorada pois eles ainda não têm um compromisso indissolúvel (matrimônio)Por mais que eles se amem, por mais que eles pretendam se casar, eles ainda não são de fato marido e mulher. Imagine você preparando um bolo. Se você misturar todos os ingredientes em uma vasilha, mas não colocar no forno, não será um bolo. Tem tudo pra ser, se forem dados os passos corretos, eles se tornarão um bolo, mas ainda não é!
Não queira ‘comer’ o bolo no seu namoro, ele ainda não está pronto! É necessário que o ‘forno’ do sacramento do matrimônio finalize a sua receita, e aí sim, após todas as etapas cumpridas no tempo e na ordem certa, você se doe inteiramente ao seu parceiro.
E por fim quero deixar uma frase do nosso Papa Bento VXI que me fez refletir um pouco sobre a realidade que eu vivo hoje, construindo um relacionamento em Deus: “O verdadeiro amor promete o infinito!”.  O amor que você tem pelo seu parceiro deve apontar o céu, deve prometer a eternidade, o infinito. Seu relacionamento tem te levado pro céu, tem levado seu parceiro pra lá também?
Se estiver fora dessa realidade, aproveite o dia de hoje, um dia super especial, para recomeçar!  Deus te concede o dia dos namorados pra você voltar para a pessoa que você ama e amá-la verdadeiramente, respeitando-a com um amor fiel, um amor que não queima etapas, um amor que aponta o céu, um amor que vem do coração de Deus.
Que Deus te abençoe nesse lindo processo de conhecimento.
Conte com minhas orações.
Guilherme Zapparoli


Fonte: http://www.catecismojovem.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário