sexta-feira, 29 de junho de 2012

Encontro dos Namorados


Encontro dos Namorados dia 1 de julho




A Pastoral Familiar convida todos os casais de namorados para participarem do VI Encontro de Namoro Cristão.

Será no dia 1º de julho, das 7h30 às 17h30.

O Encontro será na Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Tag Sul, no Auditório do Salão Paroquial. É destinado a casais de namorados com qualquer tempo de namoro.

É preciso fazer a inscrição para participar, cujo valor é de R$ 20,00 e inclui alimentação. Pode ser feita na Secretaria Paroquial até sábado às 12h.

O Encontro tem o objetivo de apresentar aos casais formas de se viver o namoro cristão, mostrar que a Igreja também trabalha na preparação dos jovens em prol da formação da família cristã desde o namoro. 

Para maiores informações e para inscrever-se, por favor, procurarem a Secretaria Paroquial.


terça-feira, 26 de junho de 2012

III Retiro Arquidiocesano Segue-me Brasília, 28 e 29 de julho de 2012



Se você tem interesse, por favor, preencha o formulário abaixo.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório. Ao terminar de preencher, não esqueça de clicar em SUBMIT.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

XII Segue-me PNSF, dias 22, 23 e 24 de junho de 2012


Gostaríamos de agradecer a todos os seguidores que, direta, ou indiretamente, contribuíram para a realização com sucesso do XII Encontro de Jovens de Cristo Segue-me para os 72 Seguimistas.

Seguimistas, Sejam Bem Vindos à família Segue-me.

A "Nossa Paróquia"(PNSF) - Tiago e o Segue-me desejam uma vida de cheia de eternas bênçãos!

Hino do Segue-me
"Em um lindo dia alguém me falou
que um homem veio à terra e morreu por mim na cruz
Entregou sua vida para nos salvar.
Não mediu barreiras para nos amar

Irmão você também pode sentir esse amor
Cristo vai saber te perdoar
Se você quiser eu posso te ajudar
Pegue em minha mão bem forte e vamos caminhar

Por isso: Vem! Segue-me!
Enche o meu ser e purifica sua alma
Sabendo viver com muito amor e carinho
Sempre em união para nos amarmos uns aos outros
E vivermos como lindas flores no mesmo jardim.

A nossa vida. Tão bonita.
Com o passar do tempo vai se transformar
Quando descobrirmos que o amo
É como uma flor que precisa de se regar.

Pode ser em você que estará amor
que vai fazer viver a minha flor
Vem junto comigo! Com Cristo vamos caminhar.
Carregaremos nossa cruz e aprenderemos a amar.
Pois se Ele conseguiu, também podemos tentar!"




quinta-feira, 21 de junho de 2012

XII Segue-me PNSF

No próximo fim de semana - 22, 23 e 24 de junho - será realizado o XII Encontro de Jovens com Cristo Segue-me da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

"O Encontro de Jovens com Cristo - SEGUE-ME do Distrito Federal, é um movimento da Igreja Católica, Apostólica, Romana, que visa a despertar nos Jovens uma visão cristã da realidade atual e o interesse por conhecer os ensinamentos de Cristo; estimulá-los a conviver com a comunidade e engajar-se nas pastorais; bem como levá-los a manter diálogo com seus colegas e, especialmente, com seus pais e familiares; e fazer do Jovem um instrumento evangelizador em sua paróquia e comunidade." - Documento de Criação do Conselho (com adaptações)



O Segue-me na PNSF é:

"Falar do Segue-me é falar de família. Falar de família é o mesmo que alicerce, base. E não existe base sólida sem amor. Tudo relacionado ao Segue-me gira em torno do amor. Amor ao próximo, amor à igreja, amor a Deus. Cada ano de Segue-me significa uma nova história a ser escrita. São amizades que iniciam, fé que se fortalece, resgate de pessoas afastadas, compartilhamento de experiências, crescimento cristão , aprendizado da palavra e tudo isso com muita, mas muita oração." - Erika Oliveira

"Nos conhecemos nas preparações do 1° Segue-me desta Paróquia e com o passar dos anos namoramos, noivamos e finalmente nos casamos." - Bruno e Isabela

"O Segue-me para mim representa mais que um encontro de jovens. É um movimento onde conheci os meus melhores amigos e onde criei uma maior amizade por aqueles que já tinha. Um movimento que me fez realmente ter uma maior intimidade com Deus." - Gutierres

"O encontro aconteceu em um momento e de uma forma muito especial em minha vida, quando todos os tormentos e fragilidades típicas da adolescência me mantinham ocupada demais para me dedicar “Àquele” que nunca se esqueceu de mim. Deus se fez presente para mim durante o encontro, mas o que realmente me marcou foi a descoberta do amor e a devoção por Nossa Senhora; daqueles 3 dias em diante  ela é presença intensa em minha vida." - Rafaella Grady

"O segue-me pra mim primeiramente é DEUS, eu amo esse movimento creio que até antes de fazê-lo, tinha alguns amigos que já tinham feito e morria de vontade de fazer, o segue-me superou todas as minhas expectativas, nele consegui achar o que faltava eu entender na minha família" - Carlos Eduardo

"O fato que mais me deixa feliz é ver toda minha família servindo a Deus através do Segue-me" - Sara Espíndola


"Quando fui chamado tive uma epifania em minha vida. Era como se eu tivesse me descobrindo ao saber o quão grandiosas eram as coisas de Deus... Eu sou aquele Seguimista que foi tocado no meio de tantos e hoje tem o encontro como identidade" - Sanderson

"Foi no Segue-me que tive a maior e melhor sensação que um ser humano pode ter: de que fez algo de concreto para Deus." - Fernando Eleto

"Nos deu sabedoria para agirmos nos momentos certos com os jovens, e nos proporcionou uma situação delicada que claramente era uma missão que Jesus tinha para nós. Era como se Ele estivesse pedindo nossos corpos emprestados para a realização de um bem... Decidimos então encarar, aprendemos muito!" - Fernando e Sara

O Segue-me é isso!!!

É protagonismo jovem.
É serviço.
É caridade.
É humildade.
É renovação.

O Segue-me é viver Cristo.



Que possamos entrar em comunhão neste momento e juntos interceder por todas as pessoas envolvidas no XII Segue-me e principalmente aos futuros Seguidores.

Que o Beato Francisco Ozanam nos proteja e nos guie.


Senhor, ouvi a tua voz dizendo: "Segue-me"!
Eis me aqui, Senhor, a Tua disposição.
O que queres de mim?
Seguir-Te para onde? Para que?
Senhor, mostra-me o que queres, pois me coloco à Tua disposição.
Dá-me, porém, a sensibilidade de entender a tua vontade.
Dá-me coragem para realizar o que me pedes.
Dá-me alegria para seguir o teu chamado,
seja para apreciar Contigo as belezas do Monte Tabor,
seja para partilhar Contigo os sofrimentos do Calvário.
Que a Tua graça sempre me acompanhe,
para que eu não desanime perante as dificuldades,
o desânimo ou o abandono de outro seguidores.
Com a Tua ajuda, poderei seguir-Te para onde quiseres;
serei apóstolos com os Teus apóstolos;
serei discípulos com os Teus discípulos,
serei Tua testemunha a pregar o Teu Reino
neste mundo que espera a Tua salvação.
Amém.













terça-feira, 12 de junho de 2012

A onda agora é namorar


Pera lá…foi isso mesmo que você leu? A onda agora… NAMORAR?
É, foi isso mesmo que você leu! Estamos em um tempo onde o esquema é namorar.
Mas aí você me questiona: mas eu sempre ouvi falar que a onda agora é ficar, como você me fala que a onda agora é namorar??Pois bem, eis que surge uma juventude diferente que procura por algo mais sério, que sabe fazer compromissos definitivos, que tem conhecimento da importância dos relacionamentos e que acima de tudo quer constituir uma família santa. Uma juventude que sabe a importância do amor e que quer viver conforme nos orienta a Lei Natural, a Lei de Deus e viver um namoro santo, uma namoro puro!
Mas o que de fato é um namoro santo? É só não fazer sexo e tudo bem???
Ter um namoro santo, antes de tudo, é viver verdadeiramente o amor e respeitar cada etapa no lindo processo do conhecimento.
Santo Agostinho sabiamente nos afirma que “Só se ama aquilo que se conhece, só se conhece aquilo que se ama”. Portanto o namoro é por excelência o tempo do conhecimento. Mas como tudo na vida, ele é um processo, vivido diariamente.
E nesse processo de conhecer um ao outro, o que se torna essencial acima de tudo é o respeito. Ele é fundamental para se ter um relacionamento sadio. Um relacionamento que não possui respeito está fadado ao fracasso, a ser tornar um “ringue” onde os dois não querem o crescimento do outro, mas procuram os seus próprios interesses.
Eis aí outro ponto: o namoro (e não só, como também o noivado e o próprio casamento) precisa ser para o outro. Ele não pode ser egoísta, onde tudo tem que ser para o seu bem. Na verdade é justamente o contrário, o relacionamento é para fazer o OUTRO feliz, e a felicidade do seu parceiro (a) se tornar a sua própria felicidade.
Pode-se destacar em um namoro santo a fidelidade, primeiramente a Deus e também um ao outro. Me diz aí como é que você vai se casar com alguém que não é fiel? Você acha que vai dar certo esse casamento? Eu aposto de olhos fechados que nenhum relacionamento infiel vai pra frente. Claro que você não está casado com a outra pessoa, mas ela merece sua fidelidade tanto quanto você. É um exercício que deve começar a ser executado desde o namoro.
Nosso querido pastor Bento XVI falou aos namorados no XXV Congresso Eucarístico Nacional em sua visita pastoral á Ancon em 2011. Um ponto que ele destaca e que é de suma importância é o fato de que não se pode queimar etapas no namoro. Queimar as etapas leva a ‘queimar’ o amor, que, ao contrário, tem necessidade de respeitar os tempos e a gradualidade nas expressões; tem necessidade de dar espaço a Cristo, que é capaz de tornar um amor humano fiel, feliz e indissolúvel”. Então, queimar etapas é com certeza colocar tudo a perder, ou seja, não rola! Viver bem cada etapa é construir em Deus o seu relacionamento. Você já viu uma casa sendo começada pelo telhado? Claro que não….assim como na construção civil, no relacionamento é necessário passar por uma etapa de cada vez, no tempo certo pra cada um, sem querer pular etapas, sem querer apressar nada.
E pra você que ainda não entendeu o recado, namoro não é tempo de fazer sexo. E isso não é porque a Igreja não quer, ou por causa que seja uma regra ou até mesmo um tabu! A Igreja nos orienta naquilo que é melhor pra gente mesmo. O sexo é o momento de entrega total ao cônjuge. E o namorado não é capaz de se entregar totalmente a sua namorada pois eles ainda não têm um compromisso indissolúvel (matrimônio)Por mais que eles se amem, por mais que eles pretendam se casar, eles ainda não são de fato marido e mulher. Imagine você preparando um bolo. Se você misturar todos os ingredientes em uma vasilha, mas não colocar no forno, não será um bolo. Tem tudo pra ser, se forem dados os passos corretos, eles se tornarão um bolo, mas ainda não é!
Não queira ‘comer’ o bolo no seu namoro, ele ainda não está pronto! É necessário que o ‘forno’ do sacramento do matrimônio finalize a sua receita, e aí sim, após todas as etapas cumpridas no tempo e na ordem certa, você se doe inteiramente ao seu parceiro.
E por fim quero deixar uma frase do nosso Papa Bento VXI que me fez refletir um pouco sobre a realidade que eu vivo hoje, construindo um relacionamento em Deus: “O verdadeiro amor promete o infinito!”.  O amor que você tem pelo seu parceiro deve apontar o céu, deve prometer a eternidade, o infinito. Seu relacionamento tem te levado pro céu, tem levado seu parceiro pra lá também?
Se estiver fora dessa realidade, aproveite o dia de hoje, um dia super especial, para recomeçar!  Deus te concede o dia dos namorados pra você voltar para a pessoa que você ama e amá-la verdadeiramente, respeitando-a com um amor fiel, um amor que não queima etapas, um amor que aponta o céu, um amor que vem do coração de Deus.
Que Deus te abençoe nesse lindo processo de conhecimento.
Conte com minhas orações.
Guilherme Zapparoli


Fonte: http://www.catecismojovem.com.br

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Inscrições para a JMJ 2013 começam em Julho



Sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, o Rio de Janeiro já está se organizando para receber milhares de peregrinos de todas as partes do mundo que desejam participar deste sonho do coração de Deus.
E você deve estar se perguntando: quando e onde poderei fazer minha inscrição?
As inscrições poderão ser feitas a partir de julho de 2012, um ano antes da Jornada, exclusivamente através do portal oficial –www.rio2013.com.
Segundo Irmã M. Shaiane Machado, diretora do Setor de Inscrições, “todo peregrino que vem a jornada precisa fazer sua inscrição. O Setor de Inscrições é a porta de entrada à JMJ Rio 2013, é a partir dele que a JMJ acolhe a todos e dá as boas vindas”.


Faltando pouco mais de um ano para a Jornada, o Setor de Inscrições já está trabalhando arduamente para que a partir de julho de 2012, os peregrinos de todo o mundo possam inscrever-se.
“Não falamos muito em números, porque toda Jornada é uma surpresa, mas, baseando em dados de outras jornadas, prevemos 800 a 900 mil inscritos através do nosso portal”, ressaltou a religiosa.
Os jovens farão sua inscrição em grupos, tendo no máximo 50 peregrinos. Os grupos maiores que esse número deverão dividir-se em grupos menores (até 50) e no momento da inscrição, fazer a vinculação entre eles.
Os valores para as inscrições ainda não foram definidos. Os pacotes para os peregrinos deverão ser semelhantes aos das jornadas anteriores, com variações de preços para as alternativas que podem incluir: kit peregrino, alimentação, hospedagem e transporte.
Não perca tempo! Acompanhe as novidades e seja o primeiro a se inscrever. O Rio espera você de braços abertos. Venha participar desse grande evento e mostrar a força da juventude de todo o mundo!

fonte: www.rio2013.com.br

Seguidor!!!
Prepare-se!
As inscrições podem varias de R$ 50,00 a R$ 400,00 de acordo com o pacote escolhido!!!
Compareço no I Encontro de Seguidores, dia 16 de junho às 19h na PNSF, para sabermos o quantitativo de interessados para formarmos um grupo e aí ficar mais barato!

Nos vemos lá!!!