quinta-feira, 31 de maio de 2012

Adoração Ao Santíssimo Sacramento


Aí, não tem desculpa agora, hein?!?!
Nada de não ter tempo de ir por causa do trânsito, por causa do trabalho e por aí vai!
Nos vemos lá!!!

Sábado, dia 02 às 18h.


Uma oportunidade para testemunhar o Bote Fé


Uma oportunidade para testemunhar o Bote Fé
Por Equipe Segue.com   
Os seguidores do Segue-me do núcleo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Taguatinga Sul (DF), promoverão no dia 16 de junho, o Encontro de Seguidores - JMJ 2013. A ideia é compartilhar as experiências e emoções vividas durante o Bote fé Brasília. “Pedimos que levem fotos, vídeos, fatos, e qualquer coisa que possa tornar esse momento de partilha enriquecedor”, disse o dirigente jovem Fernando Santos.

O encontro terá início com a missa, às 19h - em ação de graças ao Bote Fé e em intenção da JMJ 2013. Depois, os seguidores irão para o salão paroquial, local do encontro. A programação inclui também venda de lanches e música, para que os seguidores sintam-se ainda mais à vontade para confraternizar. Fernando frisa que o convite é para os três setores (Setor I, II e III): “Convidamos os seguidores a chamarem família, amigos, outros seguimistas, seguidores e tios”, e completa: “Já sugerimos, desde já, a proposta para fazermos o II Encontro no setor 2 ou setor 3. Aguardem!”.

Também durante o encontro, os seguidores vão começar a organizar as comitivas para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro (RJ), em 2013. Mais informações, entre em contato com os dirigentes do núcleo organizador: (61) 84272659/82894401 ou no e-mail posencontropnsf@gmail.com.

Quando: 16 de Junho
Onde: Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Taguatinga Sul - Setor D sul área especial 3
Horário: às 19h (com a Santa Missa)
 

Última Atualização ( 31 de maio de 2012 )

quarta-feira, 30 de maio de 2012

PNSF + BOTE FÉ + SEGUE-ME


VAMOS PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE (JMJ) EM 2013 NO BRASIL?

 

O Setor Juventude, juntamente com os grupos jovens, movimentos, novas comunidades e outras expressões que trabalham com a evangelização da juventude e estão ligadas à Arquidiocese de Brasília, receberam a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora (símbolos da JMJ doados pelo Beato João Paulo II) no dia 12 de maio, sábado, pela manhã.
A peregrinação em Brasília teve início no Santuário Menino Jesus de Praga, em Brazlândia, percorreu várias paróquias da cidade, e findou no dia 13 de maio, domingo, na Catedral Metropolitana de Brasília, com a Celebração Eucarística e entrega dos Símbolos da JMJ à Diocese de Rubiataba/Mozarlândia - GO.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima participou maciçamente do Bote Fé Brasília. Foram momentos marcantes para aqueles que presenciaram o peregrinar da Cruz e do Ícone de Maria. A "Marcha para a Jornada Mundial da Juventude! Bote Fé nessa Caminhada!" foi o evento ápice para nossa paróquia, reunindo fieis de todas as idades e de várias paróquias para acolher os símbolos da JMJ. Uma multidão de cerca de 300 fieis saíram do pátio da Paróquia, rumo ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, situada no centro de Taguatinga DF. A ideia central desse evento foi fazer com que os paroquianos se sentissem chamados a participar da JMJ Rio 2013.

 

Á tarde, no Abraço do Hospital de Base, a Paróquia foi representada pelo Movimento Segue-me, a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa. Na madrugada, jovens fizeram Vigília no Santuário Santíssimo Sacramento na presença dos símbolos.
No Domingo, dia 13, os jovens do Caminho Neocatecumenal estiveram presentes no Seminário Redemptoris Mater e na Ermida Dom Bosco, acolhendo os símbolos.


Waldyr Cammarota, membro da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, destacou a importância da união, do trabalho em conjunto, e desta grande festa da Fé: “Sem união não somos nada. Sem união aquela Cruz que já passou em vários lugares e foi carregada por milhares de jovens e pessoas mais idosas jamais chegaria aonde chegou e ainda vai chegar. Queira Deus que todos que a tocaram possam ter sentido a sua presença assim como eu senti. Foi tão maravilhoso que me esqueci de que estava ali para tirar fotos e, por alguns instantes, me desliguei de tudo. Só de alegria e contemplação se encheu meu coração”, disse emocionado.

Já Patrícia Souza, do Movimento Segue-me, foi voluntária do Bote Fé Brasília e estava ansiosa para ver os símbolos de perto, pois os conhecia apenas pela televisão: “Viver essa experiência de ficar próxima aos Símbolos foi um momento maravilhoso. Sempre tive grande admiração pelo beato João Paulo II e sendo estes um presente dele para nós jovens esse momento é ainda mais importante para mim. Viver tudo isso junto com o Movimento Segue-Me, que amo de paixão, me deu mais gás para continuar a missão de evangelizar mais e mais jovens. Dentro da Paróquia foi lindo ver os idosos mostrando para nós jovens a sua perseverança de ir andando até a Perpétuo Socorro. Achei aquilo incrível”, disse. Ela foi responsável, juntamente com cerca de 50 jovens do Movimento Segue-me de nossa paróquia, pela segurança dos símbolos no Abraço ao Hospital de Base.
Esse foi um momento de grande emoção para muitos dentro do itinerário. O objetivo da ida dos símbolos ao Hospital de Base foi rezar pelos doentes, apresentar Cristo e sua cruz como esperança aos que sofrem, a seus familiares e, para manifestar essa ideia, os milhares de jovens se abraçaram em volta do hospital.


Para André Bernardinho, membro da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, participar do Bote Fé “foi muito gratificante, não sei de onde veio tanto ânimo”.

Andrea Cammarota, jornalista voluntária da Arquidiocese relatou que “o frio, a fome, o cansaço, nada se leva em conta diante do grande milagre que é o amor de Deus. E nós hoje fomos testemunhas desse amor, fomos instrumentos desse amor”.

Fernando Santos, do Movimento Segue-me, relatou que "Caminhar juntamente com as pastorais, movimentos, comunidade, a Pastoral da Juventude Marista (PJM) e outras paróquias é um exemplo claro de unidade e de ir em busca de um mesmo objetivo! Ilustra a renúncia, de cada um, de ficar em casa, de ter vergonha, de preconceitos, e de tudo que nos impeça de seguir a Cristo. Poder encostar na Cruz, símbolo que o Papa João Paulo II entregou aos Jovens como demonstração do amor de Cristo pela humanidade, é estar em comunhão com milhares de pessoas no mundo inteiro que tiveram a mesma oportunidade".

Eduardo Magalhães participa do Caminho Neocatecumental na paróquia e nos contou que, da nossa paróquia, participaram 15 pessoas na Ermida Dom Bosco e no Seminário Redemptoris Mater: "Foi um momento muito especial. Antes da chegada da Cruz Peregrina e do Ícone da Virgem, tivemos uma celebração presidida pelo reitor do Seminário. Durante a homilia, ele dizia que 'a cruz de Cristo é a escada para alcançar o céu'. Relatou como a cruz é o essencial da vida cristã e que a Virgem Maria sempre acompanhará os jovens em suas peregrinações e no dia-a-dia. Tivemos a oportunidade de beijar os sinais. Foi algo realmente emocionante, carregar, tocar e ver o ícone da Virgem Maria e a Cruz Peregrina, sinais que tinha visto apenas de longe".

Cosmo Valadares, membro do Movimento ECC (Encontro de Casais com Cristo) da Paróquia Nossa Senhora de Fátima comemorou seu aniversário na Caminhada promovida pela paróquia, com suas duas filhas: "Espero que haja uma mudança espiritual nos jovens para que se voltem todos para as coisas da Igreja".

Os relatos nos permitem imaginar a dimensão que é participar de um momento como este. A presença de Deus sentido nos corações dos homens se torna uma realidade marcante e vivificante. O Bote Fé Brasília mostrou que a igreja Católica e a juventude aqui é viva!
Com a Celebração Eucarística na Catedral, o novo núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, exortou a juventude de Brasília a testemunhar, como discípulos missionários, a felicidade cuja fonte é Deus e entregou ao Bispo da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, em Goiás, a Cruz e o Ícone de Maria.
Rogamos a Deus a graça de termos representantes da Paróquia na JMJ Rio 2013, tão entusiasmados como estiveram no Bote Fé Brasília.

Parabéns a todos que participaram!
Nosso trabalho não acabou, mas apenas começou. Vamos que vamos rumo à JMJ!!!!

Confira todas as fotos desse momento, clicando aqui.
Saiba mais sobre a Jornada Mundial da Juventude, clicando aqui.


Por Paróquia Nossa Senhora de Fátima (essa matéria foi construída por vários paroquianos, testemunhando a vivência da Pastoral de Conjunto em nossa comunidade).

3ª Copa Segue-me de Futsal





logo_copa_segueme_2010_reg.2.jpgVem aí a Copa Segue-me de Futsal, por isso não perca tempo. É hora de treinar e iniciar as seletivas dos núcleos do Segue-me. 

Começou os trabalhos da 3ª Copa Segue-me de Futebol de Brasília. A comissão organizadora realizou a primeira reunião de trabalho e anunciou a data de início da competição. A previsão é de que a bola role no mês de setembro de 2012. As inscrições poderão ser efetuadas entre os dias 25 de junho e 15 de julho.

Na edição 2012, o padroeiro será o Beato Pier Giordio Frassati. Poderão competir no máximo dois times masculinos e dois femininos por núcleo. A forma de seleção dos times que participarão da Copa, no âmbito das paróquias, será definida pela equipe Dirigente de cada núcleo.

O casal coordenador da competição, Edson e Danusa, explica as regras do jogo. “Poderão participar da Copa Segue-me os jovens e casais que fazem parte da grande família seguidora, ou seja, aqueles que fizeram o Segue-me, o Encontro de Casais com Cristo (ECC) e, é claro, os nossos queridos Diretores Espirituais”.

A última edição da Copa Segue-me de Futsal contou com 36 times masculino e 10 feminino. A equipe BJM Futsal “A”, da paróquia Bom Jesus dos Migrantes, de Sobradinho, levantou a taça de campeã no masculino. Já no feminino, as jogadoras da Nª. Sª. Perpétuo Socorro, da paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro, no Lago Sul, foram as vencedoras.
 
 
edson_e_danusa.jpgO casal coordenador ressalta o poder de evangelização do esporte. “O sucesso da Copa neste ano será maior ainda. A expectativa é muito grande. Não podemos esquecer que o Evangelho nunca muda, mas a maneira de anunciá-la pode ser inovadora e criativa. A Copa Segue-me é mais uma oportunidade de evangelizar através do esporte. Temos que entender que ser seguidor de Cristo é ter a necessidade de ser fiel a Deus em palavras e atitudes, dando testemunho com a própria vida principalmente nos momentos de raiva, nervosismo, irritação e divergência. É fato que existe o espírito competitivo. Porém, o verdadeiro atleta Cristão deve buscar em primeiro lugar a coroa incorruptível que é a vida eterna”, disse. 
Última Atualização ( 28 de maio de 2012 )


Fonte: www.segue-me.com

UM MOVIMENTO DE JOVENS PROTAGONISTAS



Nós que trabalhamos na formação costumamos dizer que os jovens de hoje são mais pragmáticos, individualistas, consumistas do que fomos. É como se a nossa geração fosse a geração dos belos ideais, da generosidade, da vontade de mudar o mundo, e a geração atual, uma geração mais voltada para si mesmo. Hoje eu tenho minhas dúvidas acerca disso.

Os jovens de hoje estão vivendo um outro momento histórico. O jovem, hoje, quando se engaja em algum movimento da Igreja não pretende mudar o mundo, mas mudar o mundo à sua volta. Eu, por exemplo, costumava querer salvar os mais empobrecidos, mas não arrumava a minha cama de manhã. Deixava para minha mãe arrumar. O jovem de hoje não é individualista, mas tem uma outra relação com a subjetividade, não tem uma relação conflitiva com a geração de adultos, ele prefere ignorar o que a geração adulta tem a dizer. Quando no movimento se oferece a oportunidade dele se envolver em ações concretas dentro do cotidiano para melhorar alguma coisa, esse jovem o faz com entusiasmo. Hoje vejo o jovem muito mais independente do mundo adulto, querendo realizar-se não através da transformação da história, mas no cotidiano.

Antigamente o jovem tinha grandes utopias de desfecho, era um mundo novo, o homem novo, a sociedade de sem classes. Hoje eu vejo o jovem com utopias de processo: ele quer fazer pequenas coisas que melhorem o mundo em sua volta, e não o mundo genérico, em função da história.

O protagonismo juvenil que eu vejo no Segue-me é uma forma superior de evangelização para a cidadania, não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. É passar a mensagem do Cristo criando acontecimentos, onde o jovem ocupa uma posição de centralidade. O Evangelho não é um conceito, é uma prática, uma vivência. O protagonismo significa pastoralmente o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito, em primeiro lugar, à sua vida privada, familiar, afetiva, mas com problemas relativos ao bem comum, na comunidade por exemplo. Outro aspecto do protagonismo juvenil no Segue-me é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromisso, que é responsabilidade. Agora muitas vezes, nos diferentes grupos e pastorais da Igreja, se vende gato por lebre, apresentando formas de não-protagonismo com se protagonismo fosse. Há muitas vezes uma participação decorativa ou mesmo simbólica. Diz-se que terá a participação dos jovens em um evento, os jovens vão lá na abertura, cantam uma música e são colocados para escanteio. Isso é para dar beleza ao evento, é uma participação decorativa, eles não participam na fase substantiva do evento, sua participação é adjetiva.

O protagonismo autêntico é quando os jovens têm a oportunidade de participar primeiro da deliberação acerca da ação. Porque uma ação que é imposta não vai gerar protagonismo. Na raiz do protagonismo tem que haver uma opção livre do jovem, ele tem que participar na decisão se vai ou não fazer a ação. Segunda coisa: o jovem tem que participar do planejamento da ação. Depois o jovem tem que participar da execução da ação, na sua avaliação e na apropriação dos resultados. Existe um padrão de protagonismo no Segue-me, que é quando as pessoas do mundo adulto fazem junto com os jovens, que é o padrão da colaboração.

Tudo isso pode parecer meio teórico. Mas os caras do Segue-me estão verdadeiramente transformando vidas. Acho que está faltando por parte de nós formadores e agentes de pastoral uma outra concepção de juventude. Eu vejo emergindo no Segue-me e no protagonismo juvenil que esse movimento traz um outro padrão cultural, uma nova maneira de ver, entender e agir, que rompe com a retórica, com a prática da manipulação, da tutela. A tutela é você fazer um benefício para alguém, mas para fazê-lo você tem que incapacitá-lo. Os jovens são capazes de evangelizar. Temos de acreditar nisso. Já é tempo.






Junio Cesar Ferreira - Psicólogo, e Palestrante no Segue-me

terça-feira, 29 de maio de 2012

UM MOVIMENTO DE JOVENS RESILIENTES



Imagino que se entendermos como algumas pessoas são capazes de passar por situações de violência e estresse e aprender alguma coisa com isso, poderíamos desenvolver a nossa capacidade de evangelizar e acompanhar e adolescentes e jovens em situação de risco, incluindo aí, os adolescentes e jovens vítimas de violência dentro de suas casas, situação muito comum em nossa cidade. As pessoas cujas histórias demonstram essa capacidade têm sido denominadas resilientes.

Resiliência é um conceito da física. Trata da capacidade de um material sofrer pressão e recuperar o estado anterior quando cessa a tensão. Evidentemente que em pessoas isto é diferente, pois ninguém volta a ser o que era antes de uma situação de violência ou tragédia. Mas algumas pessoas conseguem aprender com isto, desenvolver habilidades, capacitam-se para a vida, para a interação. Toda carência é capaz de gerar competência.

Nas histórias de vida de resilientes observamos que essas pessoas sempre puderam contar com alguém. Nunca, em nenhum momento estavam sozinhas. Isto a gente observa também no personagem mitológico Ulisses. O herói grego que enfrenta muitas batalhas sempre conta com alguém. Muitas vezes a companhia de quem está passando por um momento difícil faz um pequeno gesto. No dizer do meu amigo e terapeuta Cícero Fernando trata-se de um “pequeno nada”. Mas para quem recebeu estou chamando de “pequena alegria”. Estes momentos de pequenas alegrias dão uma enorme capacidade de restauração. E é isso que os jovens me falam sobre o Segue-me. Mais do que as palestras e o ensino, o que sobressai nos relatos é a atmosfera, o acolhimento. Isto que algumas pessoas têm a felicidade de desfrutar durante a vida deveríamos tratar como um direito, o direito à ternura.

Além dos “pequenos nadas”, o Segue-me demonstra que podemos fazer muito na promoção de resiliência dos jovens. Primeiro acreditar na capacidade de aprender que cada jovem tem. Estabelecer uma relação pautada no paradigma da esperança, segundo o qual, podemos enfrentar os desafios, porque nos nossos gestos fazem diferença, alteram o mundo. Apoiar a capacidade de sonhar, imaginar o futuro, fazer profecias positivas para cada jovem. Outra habilidade na qual o movimento pode ter um papel fundamental é no modo de analisar as situações problemáticas. Podemos aprender a ver as coisas por inteiro. Aprofundar criticamente no problema, nos obstáculos, mas sempre considerar as oportunidades e caminhos para a resolução.

Se os jovens de nossas igrejas desenvolvessem um compromisso coletivo e pessoal com a evangelização interagindo, questionando, experimentando, agindo, nossas paróquias não precisariam de muros altos e feios.



Junio Cesar Ferreira - Psicólogo, e Palestrante no Segue-me

segunda-feira, 28 de maio de 2012

A IMPORTÂNCIA DAS PEQUENAS COISAS



Bem, do ponto de vista prático, podemos dizer que, antes de querer fazer o bem, antes de levarmos o Evangelho de Jesus, importa não acrescentar intolerância, violência, julgamento. Há muito sofrimento no mundo e não é preciso ajuntar mais sofrimento ao sofrimento. Por isso a primeira coisa que podemos fazer é tentarmos ser felizes, pelo menos um pouco. Porque se estivermos com um pouco de paz, haverá pelo menos um lugar no mundo em que existe um pouco de paz.

Eu costumo contar para os Seguimistas a seguinte estória: O Seguimista teve um sonho. Nesse sonho Deus lhe disse: “Seguimista, o mundo vai mal, é preciso salvar o mundo”. Pela manhã, quando acordou, o Seguimista respondeu a Deus: “Sim, Senhor, eu vou salvar o mundo”. E o Seguimista perguntou a si mesmo por onde começar, pois o mundo era muito grande. Pensou em começar pelo seu país, mas seu país era muito grande. Por onde começar? Por sua cidade? Mas sua cidade era muito grande. Quem sabe vou começar pelo minha quadra, mas minha quadra é muito grande. E assim, pouco a pouco o Seguimista compreendeu que ele devia salvar o mundo começando pelo seu próprio quarto, começando pelo seu próprio coração porque a sua inteligência, o seu coração, o seu corpo eram este pedaço de universo que lhe foi confiado, este pedaço de sociedade que lhe foi confiado.

Sabemos o que vai mal no mundo, podemos nos lamentar, julgar a causa deste ou daquele problema, mas nada mudamos porque é preciso começar por este pedaço de humanidade que nos foi confiado. A partir daí as coisas realmente podem se transformar. E essa atitude nossa não será visível imediatamente mesmo que seja efetiva, pois, como nos lembram os cientistas, tudo esta interconectado com tudo e, portanto, qualquer pessoa que se eleva, que abre o coração, eleva e abre o coração do mundo.

Certa vez fizeram um questionamento à madre Teresa de Calcutá: “Pra que serve esse seu trabalho? Você acolhe um velho no seu abrigo, mas se você olhar na rua eles morrem às centenas. O que você faz madre parece não ser para nada. É apenas uma gota d’água no oceano, uma gota d’água neste oceano de miséria que existe no mundo”. Ao que madre Teresa respondeu: “Eu sei que o que faço é apenas uma gota d’água, mas o oceano é feito de gotas d’água”. Nós todos do Segue-me, cada um de nós, somos uma gota d’água e é nossa responsabilidade transformar este oceano de miséria, de indiferença e de dor em um oceano de água doce e clara. Esta resposta, ou seja, participar do Segue-me é um convite a uma prática, às vezes humilde e invisível.  Eu penso em todos os conflitos, violências, abandonos que existem em nossa cidade. O que fazer para que isso mude? Talvez possamos começar pela paz que colocamos nos diferentes bairros da nossa cidade interior, nossos pensamentos, nossas percepções, nossos afetos. Algumas vezes nossos bairros estão em conflito e existe guerra entre eles. A paz em nossa cidade começa pela paz que colocamos em nossos bairros interiores. Este é um trabalho concreto e prático que realmente pode mudar alguma coisa. Se há um pouco de paz em mim, haverá no mundo pelo menos um lugar onde a paz existe. Essa prática nós a encontramos em Jesus.

Não se pode mudar o mundo e a sociedade sem primeiro transformar-se a si mesmo. É por aí que é preciso começar. Começar não acrescentando perturbações e dores. Começar por estar em paz, olhando tudo com limpidez e transparência. Então, alguma coisa dessa transformação interior poderá ser comunicada aos jovens que nos propomos cuidar. É preciso olhar com afeto onde estamos colocados nesse belo movimento da Igreja, o que nos é pedido. Eu vejo que a alguns é pedido que falem, que se sirvam de sua inteligência para observar as consequência deste ou daquele problema. A outros é pedido que preparem uma boa refeição, que lavem a louça, a outros, ainda,  é pedido que se ocupem de alguém que vive na rua, que trabalhem com suas mãos, ou que levem, a partir da sua oração e do seu silêncio um pouco de ternura e paz ao coração de alguém.

Não devemos nos comparar com ninguém e cada um de nós sabe o que, realmente, tem a fazer. No Segue-me não existem coisas pequenas ou grandes. Existem maneiras pequenas de fazermos o que temos a fazer, assim como existem maneiras grandes de fazer as pequenas coisas que temos a fazer. É este caminho que nos foi dado para caminhar.


Junio Cesar Ferreira - Psicólogo, e Palestrante no Segue-me


quarta-feira, 23 de maio de 2012

Festa e Novena à Nossa Senhora de Fátima


A Paróquia Nossa Senhora de Fátima esteve em festa nesses últimos dias. De 4 a 12 de maio, realizou-se a novena em honra à Nossa Senhora de Fátima, com a presença de padres convidados. Também os grupos que atuam na Paróquia participaram da Liturgia da Palavra, dos Comentários e da Procissão das Ofertas.
Todos os dias a Igreja esteve lotada, os fieis agradeciam a proteção de Nossa Senhora e pediam Sua intercessão. Foi um momento de oração em comunidade e de maior comunhão dos paroquianos.

Agradecemos, de modo especial, a todos os sacerdotes que presidiram a celebração da Santa Missa nos dias da novena:

1º Dia - 4 de maio - “Que a saúde se difunda sobre a terra”.
Celebrante Convidado: Pe. Ernestino Mendes Buenos, OCS.
Confira as fotos, clicando aqui:

2º Dia - 5 de maio - “Fraternidade e Saúde Publica”.
Celebrante Convidado: Frei José Nazareno de Sousa
Confira as fotos, clicando aqui:

3º Dia - 6 de maio - “Preocupações da Saúde Publica: drogas lícitas e ilícitas”.
Celebrante Convidado: Pe. Sebastião César Moreira, OCS.

4º Dia - 7 de maio - “Saúde na Sagrada Escritura”.
Celebrante Convidado: Pe. Paulo César da Costa, OCS.

5º Dia - 8 de maio - “O sofrimento do justo e seu significado”.
Celebrante Convidado: Pe. Antônio Francisco Gomes Barros (Pe. Katê).
Confira as fotos, clicando aqui:

6º Dia - 9 de maio - “As instituições e sua missão na prevenção das doenças”.
Celebrante Convidado: Pe. Samuel José de Carvalho, OCS.
Confira as fotos, clicando aqui:

7º Dia - 10 de maio - “Os enfermos no seio da Igreja”
Celebrante Convidado: Pe. Sandroswaldo Gonçalves, OCS
Confira as fotos, clicando aqui:

8º Dia - 11 de maio - “A unção dos enfermos: Sacramento da Cura”.
Celebrante Convidado: Pe. José Ferreira dos Santos.
Confira as fotos, clicando aqui:

9º Dia - 12 de maio - “Igreja comunidade de servidores do amor”.
Celebrante Convidado: Pe. José Roberto Rosa, OCS.
Confira as fotos, clicando aqui:

Nos dias 5, 6, 12 e 13 de maio, a partir das 18h, aconteceu a Quermesse, com a dedicação das pastorais, movimentos, comunidades, equipes de serviços da Paróquia. Foi um momento de confraternizar, brincar, dançar, comer bem. Agradecemos o empenho de cada pessoa que organizou, que trabalhou nas barraquinhas e, também, àquelas que se fizeram presentes. Em breve, durante as celebrações, será apresentada a prestação de contas desse evento.
Confira as fotos, clicando aqui


No dia 12 de maio, pela manhã, a aconteceu o "Bote Fé nessa Caminhada!"; o primeiro passo da Paróquia rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Cerca de 300 pessoas caminharam juntas, cantando e rezando, pela Avenida Comercial Sul, da Igreja Nossa Senhora de Fátima até o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para acolher os símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, que passaram por Taguatinga.
Confira as fotos, clicando aqui:

No dia 13 de maio, Dia de Nossa Senhora de Fátima e das Mães, na missa das 9h, foram criados novos coroinhas para a Paróquia. Damos as boas-vindas a eles. Agradecemos por se colocarem a serviço do altar. Que sejam sempre obedientes a Deus e busquem a santidade.
Confira as fotos, clicando aqui:

E toda essa festa chegou ao seu ápice na Missa da Solenidade de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de maio, às 19h, com a Igreja repleta de fieis. A Celebração contou com a presença de Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner, OFM, Bispo Auxiliar de Brasília. Foi momento de Coroar nossa Mãe, com a atuação de cerca de 70 pessoas, entre adultos e crianças.




Agradecemos a todos que tornaram essa festa possível, que participaram e que acreditaram.
Começamos, agora, os preparativos para o Jubileu de Ouro da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Venha participar, ajudar na organização: VOCÊ TAMBÉM FAZ PARTE DESSA HISTÓRIA!



Importante!


Bote Fé na Vida - Corrida de Rua


Uma corrida de rua que vai acontecer no dia 22 de julho  em todas as dioceses do Brasil marcando a largada para a contagem regressiva de uma ano para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Esse é o Bote Fé na Vida, uma iniciativa da Igreja do Brasil que visa integrar esportes e evangelização.
O lançamento do Bote Fé na Vida aconteceu neste domingo, 20 de maio, durante o Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, em Brasília, com a participação do triatleta Diego Ciarrocchi, que vai participar da organização do evento. Ele lembrou que a corrida é a segunda atividade esportiva mais praticada no Brasil e anunciou que esse será apenas o primeiro evento, pois outros esportes também serão contemplados posteriormente.
As inscrições serão descentralizadas, feitas em cada diocese.
BFvida


Vamos Seguidor???

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Missa de 7º dia Bruna D'Avila

Bom dia!

Hoje, 14, às 19h será celebrada a missa de 7º dia de falecimento da seguidora Bruna D'Avila na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Até lá.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Bote Fé BSB - Participe



Bruna D'Avila


Irmãos! Hoje, dia 09, quarta-feira, será presidida pelo Padre Sérgio a missa de corpo presente de nossa amiga e seguidora Bruna D'Avila Vasconcelos às 14h na PNSF.
O velório será após às 11h na obra social da PNSF.
Logo após a missa, iremos em cortejo para o Campo da Esperança de Taguatinga, onde o sepultamento acontecerá logo em seguida.
Continuemos em oração para que Jesus e Maria confortem os corações dos familiares e amigos para que eles tenham a certeza de que ela está no Reino do céu como Jesus nos prometera.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Arquidiocese de Brasília prepara debates sobre Juventude, mídias e educação


Entre os dias 7 e 10 de maio, a Arquidiocese de Brasília prepara um ciclo de palestras multimídia com a participação das 130 paróquias e colégios católicos da cidade. Elas acontecerão às 20h e cada dia uma paróquia será a geradora das imagens que poderão ser captadas por qualquer pessoa na rede. Todos os dias o site da Arquidiocese e Jovens Conectados transmitirá este momento. Acompanhe! Acesse: www.jovensconectados.org.br/tv ou www.arquidiocesedebrasilia.org.br/tv.
O objetivo é divulgar o Bote Fé, evento que receberá a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Aparecida, símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Estes ficarão na cidade nos dias 12 e 13 de maio. Veja a programação do Bote Fé.

Intitulado Bote Fé 3.0, a ação é uma parceria do Programa Nacional Caixa de Ferramentas (PNCF), CNBB e Arquidiocese de Brasília e visa atender o maior número de jovens simultâneamente. O PNCF utilizando o seu papel sócio formacional, através do uso das novas mídias e da comunicação a partir das novas linguagens, abraça o desafio de tornar o jovem o verdadeiro protagonista deste momento da Igreja nacional rumo a JMJ Rio 2013.

“Obviamente sem deixar de lado a obediência, a doutrina da Igreja e a sua respectiva catequese, problematizaremos a fim de tirar o jovem da sua zona de conforto e daremos o ponta pé inicial para o processo de pós jornada, como um desafio proposto pela CNBB para esta JMJ, que não pode acabar em Julho de 2013”, comenta o consultor educacional e idealizador do projeto, Ricardo Chagas.

A jornada visa transformar a participação do jovem católico, comunicando, implementando e executando ações de caráter urgente, onde o próximo já não é mais um mero desconhecido e sim um irmão. Ele ainda completa: “A linguagem e a formatação de nossas formações provocam e geram novas perspectivas para o fomento do protagonismo juvenil”. A programação das palestras serão as seguintes:
- Segunda, 20hs: Mídia sem Média (ditadura da banalidade)
Local: Paróquia São Miguel Arcanjo, no Recanto das Emas   

- Terça 20hs: O papel do Jovem católico no século XXI (emprego, família, carreira, educação)
Local:  Paróquia Santa Maria dos Pobres, no Paranoá   

- Quarta 20hs: Cristão 3.0 (novas formas de evangelização para uma nova geração de interlocutores da Fé)
Local: Paróquia São Miguel e Santo Expedito, na Asa Norte   

- Quinta: Educação 3.0 (o cenário educacional brasileiro, violência escolar, a presença da família no espaço escolar, o paple do estudante cristão para este novo século, tecnologia X metodologia)
Local: Colégio Dom Bosco, na Asa Sul   
Esta ação acontecerá em paróquias da cidade, que estão divididas em Vicariatos, Sul, Norte e Centro, por meio de suas pastorais de comunicação e outros multiplicadores do projeto.