quarta-feira, 25 de abril de 2012

Nota de falecimento



Informamos que, Narciso, pai da Tia Rai faleceu hoje, 25/04, no amanhecer do dia.

A comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e os Seguidores do movimento Segue-me se solidarizam com a família e por meio de orações e intercedem para que Jesus Cristo e Nossa Senhora de Fátima confortem a Tia Rai e familiares, pois temos a certeza de que ele está com Jesus Cristo ao lado do Pai.

Caso queiram entrar em contato Xavier e Rai  (8447-0261) TIM

sábado, 21 de abril de 2012

Paróquia começa os preparativos para o Bote Fé Brasília


Paróquia começa os preparativos para o Bote Fé Brasília


É com grande alegria que retomamos o Resumo Semanal sobre a Jornada Mundial da Juventude!
Tendo em vista a proximidade do Bote Fé Brasília, o enfoque será dado à preparação desse evento promovido pela CNBB e Arquidiocese de Brasília e que conta com a ajuda de voluntários.
No dia 14 de Abril, às 9h, na Cúria Metropolitana, a Arquidiocese de Brasília reuniu os voluntários cadastrados para auxiliar o setor de comunicação e realizou a primeira formação, no intuito de prepará-los para as seguintes atividades: assessoria de imprensa, texto e fotografia. A Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima esteve presente e parte dela ajudará a Arquidiocese durante o Bote Fé Brasília.
Foram disponibilizados, no site oficial do Bote Fé Brasília, vários materiais de divulgação, como banners, Hino do Bote Fé (letra, cifras, audio), folderes, vídeos, entre outros. O objetivo é facilitar o processo de divulgação e mobilização que deverá ocorrer nas paróquias de todo o Distrito Federal.
Como exemplo dessa mobilização, destaca-se a iniciativa do Segue-Me de Paróquia Nossa Senhora de Fátima. No sábado, dia 14 de abril, durante a missa das 19h, foi dado início, a nível paroquial, ao processo de mobilização e divulgação do Bote Fé Brasília e da JMJ2013, com o intuito de reunir o maior número de paroquianos para participar juntos desses grandes eventos da Igreja Católica.
Ao final da Missa, Pe. Rafael Carvalho, OCS, fez uma explanação sobre a história da Jornada Mundial da Juventude com o Papa e sobre o movimento Bote Fé. Também salientou a importância de toda a comunidade participar da peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora em Brasília. Os símbolos da Jornada farão uma breve passagem pelo Santuário Perpétudo Socorro no dia 12 de maio, às 10h.
Após passar por outras cidades satélites, os símbolos serão levados até o Hospital de Base, às 16h, onde haverá o "Abraço do Base", em referência à Campanha da Fraternidade. Dali, seguem para a Explanada, para o Bote Fé, show com diversos artistas católicos.
A programação do Bote Fé Brasília se estende no dia 13 de maio e encerra-se com a Missa na Catedral às 18h. Para motivar a participação, o Segue-me exibiu um vídeo motivacional do Bote Fé Brasília.

No domingo, dia 15 de abril, durante a reunião do Segue-Me, o Coordenador Geral do Movimento esteve presente para ressaltar a importância da participação de todos no Bote Fé Brasília, além de passar detalhes da responsabilidade dos seguimistas no dia da peregrinação.
Iniciou-se, portanto, a preparação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima para participar ativamente do Bote Fé Brasília e da Jornada Mundial da Juventude de 2013 com o Papa, no Rio de Janeiro.
Todos estão convidados a participarem com a paróquia desse momento tão importante e singular para a Igreja Católica e a Juventude do Brasil. Acompanhe todas as novidades pelo site e pelo Facebook da paróquia.

Para dúvidas e mais informações entre em contato com a Pastoral da Comunicação (pascom@pnsf.org.br) ou com o Segue-me ( posencontropnsf@gmail.com).


Não deixe de participar!
Jovens, esperamos por vocês!



Por Pastoral da Comunicação e Segue-me/PNSF

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Missas em outros idiomas


Missas em outros idiomas

Paróquias
-
Locais
Endereço
Telefone
Sábado
Domingo
Instituto Santa Marcelina
SHIS QI 06 ch. 9/91 – Lago Sul
3248-2216
3346-1878
7:00 pm (Francês)
-
Paróquia Santo Antônio
W5 Sul Q. 911 Bl. B – Asa Sul
 
5:30 pm
(Inglês)
-
Capela N. Sra. das Graças
W5 Sul Q. 908/C
3443-9500
3244-9357
 
3° domingo: 6:00 pm (Alemão)
* Os dias e horários são de responsabilidade das paróquias e estão sujeitos a alterações.

Bote Fé. Participe!


Inscrições para o XII Segue-me até o 01.05.2012


Estão abertas as inscrições para o XII Segue-me

Considerando que a expressão SEGUE-ME é um chamado de Cristo que oferece a todos a graça de descobrir sua vocação, o Encontro de Jovens com Cristo - SEGUE-ME, Movimento da Igreja Católica, Apostólica, Romana, tem como um de seus objetivos despertar, nos jovens, a visão cristã da realidade atual, estimulando-os à adoção de responsabilidades e atitudes compatíveis, através da vivência dos ensinamentos do Evangelho.


Diante disso, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima realizará o XII Encontro do Segue-me nos dias 22, 23 e 24 de junho e destina-se à jovens de 16 à 23 anos.
A ficha de inscrição está disponível na Secretaria da paróquia. Para a inscrição é necessário levar: uma foto 3x4, cópia da carteira de identidade e cópia de comprovante de residência.
Se você já fez sua inscrição nos anos anteriores, solicitamos que a refaça, pois fichas antigas serão desconsideradas!


Para maiores informações envie e-mail para posencontropnsf@gmail.com, ou ligue 84272659/82894401.

Mudanças no horário de confissão em nossa paróquia


Mudanças no horário de confissão em nossa paróquia


Queridos fieis,

Nossos horários de confissão mudaram, em caráter experimental, para melhor atender nossos paroquianos.
Não teremos mais, durante a semana, confissões à tarde, apenas pela manhã e à noite.

Fiquem atentos aos novos horários:
De terça a sexta:
Das 10h às 11h30
Das 18h às 19h30 (NOVO HORÁRIO)

Sábado:
Das 8h às 11h30


Contamos com a compreensão de todos!


Paróquia Nossa Senhora de Fátima

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Nota de falecimento



Informamos que a mãe da Seguidora Pamela Rodrigues de Sousa faleceu na noite de ontem, dia 03 de abril.

A comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e os Seguidores do movimento Segue-me se solidarizam com a família e por meio de orações intercedem para que Jesus Cristo e Nossa Senhora de Fátima confortem a Seguidora e familiares, pois temos a certeza de que ela está com Jesus Cristo ao lado do Pai.

Pamela fez o Segue-me na PNSF e é madrinha do circulo amarelo do XI Segue-me.


terça-feira, 3 de abril de 2012

Vivendo a Semana Santa


A Semana Santa é o grande retiro espiritual das comunidades eclesiais, convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. Ela se inicia com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa. É a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

DOMINGO DE RAMOS - A celebração desse dia lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, aonde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz. Os evangelhos relatam que muitas pessoas homenagearam a Jesus, estendendo mantos pelo chão e aclamando-o com ramos de árvores. Por isso hoje os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento. Imitando o gesto do povo em Jerusalém, querem exprimir que Jesus é o único mestre e Senhor.

2ª A 4ª FEIRAS – Nestes dias, a Liturgia apresenta textos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo. Nesses dias não há nenhuma celebração litúrgica especial, mas nas comunidades paroquiais, é costume realizarem procissões, vias-sacras, celebrações penitenciais e outras, procurando realçar o sentido da Semana.

Tríduo Pascal

O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro) que se inicia com a missa vespertina da Quinta-feira Santa e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo. Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério pascal. Por isso, nas celebrações da quinta-feira à noite e da sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada, solenemente, no final da Vigília Pascal.

QUINTA-FEIRA SANTA - Neste dia celebra-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. A Eucaristia é o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, que se oferece como alimento espiritual.

De manhã só há uma celebração, a Missa do Crisma que, na nossa diocese, é realizada na noite de quarta-feira, permitindo que mais pessoas possam participar.

Na quinta-feira à noite acontece a celebração solene da Missa, em que se recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial. Nessa missa realiza-se a cerimônia do lava-pés, em que o celebrante recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos. Esse gesto procura transmitir a mensagem de que o cristão deve ser humilde e servidor.

Nessa celebração também se recorda o mandamento novo que Jesus deixou: “Eu vos dou um novo mandamento, que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei.” Comungar o corpo e sangue de Cristo na Eucaristia implica a vivência do amor fraterno e do serviço. Essa é a lição da celebração.

SEXTA-FEIRA SANTA - A Igreja contempla o mistério do grande amor de Deus pelos homens. Ela se recolhe no silêncio, na oração e na escuta da palavra divina, procurando entender o significado profundo da morte do Senhor. Neste dia não há missa. À tarde acontece a Celebração da Paixão e Morte de Jesus, com a proclamação da Palavra, a oração universal, a adoração da cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão.

Na primeira parte, são proclamados um texto do profeta Isaías sobre o Servo Sofredor, figura de Cristo, outro da Carta aos Hebreus que ressalta a fidelidade de Jesus ao projeto do Pai e o relato da paixão e morte de Cristo do evangelista João. São três textos muito ricos e que se completam, ressaltando a missão salvadora de Jesus Cristo.

O segundo momento é a Oração Universal, compreendendo diversas preces pela Igreja e pela humanidade. Aos pés do Redentor imolado, a Igreja faz as suas súplicas confiante. Depois segue-se o momento solene e profundo da apresentação da Cruz, convidando todos a adorarem o Salvador nela pregado: “Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo. – Vinde adoremos”.

E o quarto momento é a comunhão. Todos revivem a morte do Senhor e querem receber seu corpo e sangue; é a proclamação da fé no Cristo que morreu, mas ressuscitou.

Nesse dia a Igreja pede o sacrifício do jejum e da abstinência de carne, como ato de homenagem e gratidão a Cristo, para ajudar-nos a viver mais intensamente esse mistério, e como gesto de solidariedade com tantos irmãos que não têm o necessário para viver.

Mas a Semana Santa não se encerra com a sexta-feira, mas no dia seguinte quando se celebra a vitória de Jesus. Só há sentido em celebrar a cruz quando se vive a certeza da ressurreição.

VIGÍLIA PASCAL - Sábado Santo é dia de “luto”, de silêncio e de oração. A Igreja permanece junto ao sepulcro, meditando no mistério da morte do Senhor e na expectativa de sua ressurreição. Durante o dia não há missa, batizado, casamento, nenhuma celebração.

À noite, a Igreja celebra a solene Vigília Pascal, a “mãe de todas as vigílias”, revivendo a ressurreição de Cristo, sal vitória sobre o pecado e a morte. A cerimônia é carregada de ricos simbolismos que nos lembram a ação de Deus, a luz e a vida nova que brotam da ressurreição de Cristo.


fonte: www.catequisar.com.br

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Agradecimentos





Semana passada foi bastante movimentada!


Durante a semana o Segue-me realizou 5 encontros sobre a Campanha da Fraternidade nas quadras QSD 10, 12, 14, 15 e no sexta uma missa em casa!







No sábado pela manhã ajudamos na organização e decoração da paróquia para as celebrações de Domingo de Ramos

E gostaríamos de agradecer à:

Tia Cleide, Fernandinho, Taysa, Letícia Madureira, Mayume, Fernando, Patricia, Tia Marta, Tia Rita, Tio Imailton, Tia Neusa, Tio Robes, Tia Joanieta.


No domingo mais uma vez estivemos presente em massa!!!

E gostaríamos também de agradecer a disposição e dedicação de:

Thiago, Tio Ricardo, Tio Robes, Tio Sávio , Tio Carlos, Tio Juá, Fernandinho, Pedro, Bruno, João Lúcio, Vinícius e Fernando Santos. Tainah, Mine, Taysa, Meire, Isadora, Rayssa, Letícia Santos, Jamily, Jaqueline, Nayara Kellen, Tia Liliane, e tantos outros...









Aos que ajudaram no almoço paroquial também fica o nosso agradecimento!

E por último a todos que foram na reunião de pós-encontro, na qual a presença e opinião de cada um foi de enorme valia!






Eis me aqui Senhor, à Tua disposição!