terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Adoração Perpétua 02.02.2012


Reunião geral para preparação do Bote Fé em Brasília


O Setor Juventude da Arquidiocese de Brasília, por meio da Comissão Arquidiocesana de Pastoral convoca os jovens para uma reunião geral para preparação do Bote Fé em Brasília e para a Peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude em Brasília.

Para a reunião estão convocados pelo menos um representante de cada grupo jovem, movimento, novas comunidades e outras expressões que trabalham com a evangelização da juventude e estão ligadas à Arquidiocese de Brasília. A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora chegarão em Brasília no dia 12 de maio, sábado, pela manhã. Dentre as atividades da visita, está previsto o show do projeto "Bote Fé", da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, que tem acontecido nas arquidioceses por onde os símbolos têm passado.

Atualmente os símbolos estão no nordeste, no estado da Paraíba. Depois de passar pelo Nordeste brasileiro, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora seguem para o Centro-Oeste, até chegar ao Distrito Federal, onde ficará por dois dias. A peregrinação pode ser acompanhada pelo site  Jovens Conectados.

A reunião de preparação do encontro acontece neste sábado, 04 de fevereiro ás 14hs no Auditório José Freire Falcão, na Cúria Metropolitana, ao lado da Catedral. Na ocasião serão discutidos os caminhos dos símbolos, o show e a participação dos jovens no evento. Não falte! Colabore para esta grande festa da Fé!

Confirme sua presença no Facebook!

Serviço:
Encontro de Preparação para o Bote Fé Brasília
04 de fevereiro ás 14hs
Cúria Metropolitana - Esplanada dos Ministérios, Lote 12.
Informações:             (61) 3213-3341      

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Momento de Convivência - 04.02.2012




Opaaaaa SEGUE-ME PNSF!!!

2012 iniciou-se e o Segue-me da PNSF trás dezenas de novidades para você seguidor e para a comunidade. E uma delas são os momentos de convivência!

Durante um sábado de cada mês deste ano, o Segue-me estará promovendo um
Momento de Convivência 
para a comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Fátima!

Nestes momentos teremos a oportunidade de conhecer outros seguidores, trocar experiências, saber mais sobre as atividades desenvolvidas do pós-encontro do Segue-me, e sobre as atividades do Segue-me da paróquia e do setor.

Sempre terá comidas e bebidas a venda, música boa (Pop Rock, MPB, Reggae, Católicas, Samba, Pagode...), e artigos do Segue-me a venda.

Traga Sua família inteira, seus amigos, e inimigos, colegas de trabalho, namorado(a)!

Confira as outras datas no calendário do Segue-me que está no menu superior desta página!

Neste primeiro momento de convivência do ano estaremos fazendo inscrições para o Campeonato de Video Game (masculino/feminino) e também para a Copa Segue-me que acontecerá no 2º Semestre desse ano. Dependendo da demanda faremos uma pré-seleção com um "mini-campeonato" de futsal do Segue-me da PNSF. Em breve mais informações!

Além disso gostaríamos de ouvir você. Venha completar o seu cadastro e nos dizer quais as suas habilidades e competências!

Para mais informações envie-nos um e-mail: posencontropnsf@gmail.com

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Símbolos da JMJ


A CRUZ

A cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, e muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião: “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção” (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).
Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Desde 1984, a cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África e Austrália, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994, a cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

O ÍCONE DE NOSSA SENHORA

Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior. “Hoje eu confio a vocês... o ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).
Fonte: www.vatican.va e www.wyd2008.org


fonte: http://www.rio2013.com

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Você Sabia? (1)

Cores litúrgicas na Igreja Católica Apostólica Romana




As cores litúrgicas na Igreja Católica Apostólica Romana são reguladas pelo nº. 346 da vigente Instrução Geral do Missal Romano[1] (doravante, IGMR), 3a. edição típica, promulgada em março de 2002 juntamente com a nova edição do Missal Romano. A IGMR establece que seja sempre observado o uso tradicional, mas as Conferências Episcopais podem determinar e propor à Santa Sé adaptações que correspondam às necessidades e ao caráter de cada povo.



As cores aprovadas pela IGMR, segundo o uso tradicional, e seus respectivos tempos de uso ao longo do ano litúrgico são o branco, o vermelho, o verde, o roxo, o preto e o rosa. O uso de diversas cores na liturgia da Igreja Católica surgiu dos significados místicos atribuídos a cada uma delas. Cores não previstas diretamente na IGMR, como dourado, prateado e azul serão discutidas abaixo.



1 Branco

O branco é usado nos Ofícios e Missas do Tempo Pascal e do Natal do Senhor, bem como nas suas festas e memórias, exceto as da Paixão; nas festas e memórias da Bem-av. Virgem Maria, dos Santos Anjos, dos Santos não Mártires, na festa de Todos os Santos (1 de Novembro), na Natividade de São João Baptista (24 de Junho), na festa de São João Evangelista (27 de Dezembro), da Cátedra de São Pedro (22 de Fevereiro) e da Conversão de São Paulo (25 de Janeiro). O branco é símbolo da luz, tipificando a inocência e a pureza, a alegria e a glória.



2 Vermelho

O vermelho é usado no Domingo de ramos e na Sexta-feira Santa; no domingo de Pentecostes, nas celebrações da Paixão do Senhor, nas festas dos Apóstolos e Evangelistas (com exceção de São João), e nas celebrações dos Santos Mártires. Simboliza as línguas de fogo em Pentecostes e o sangue derramado por Cristo e pelos mártires, além de indicar a caridade inflamante.



3 Verde

O verde se usa nos Ofícios e Missas do Tempo Comum. Simboliza a cor das plantas e árvores, prenunciando a esperança da vida eterna.



4 Roxo

O roxo é usado no tempo do Advento e da Quaresma. Pode também ser usado nos Ofícios e Missas pelos mortos. Significa penitência, aflição e melancolia.



5 Preto

O preto pode ser usado, onde for o costume, nas Missas pelos mortos. Denota um símbolo de luto, significando a tristeza da morte e a escuridão do sepulcro. Ao contrário do que pensam muitos clérigos e leigos, a cor preta não foi abolida nem pela IGMR anterior (que acompanhava o Missal de S.S. Papa Paulo VI) nem pelo atual. Segue sendo uma opção para a missa pelos mortos, onde for costume utilizá-la. No Brasil, contudo, o uso do preto nas celebrações pelos fiéis defuntos foi, na prática, abolido, havendo sido substituído pelo uso do roxo, uso este facultado pela própria IGMR. Isto não constitui óbice, contudo, para que um clérigo venha a utilizar paramentos negros.



6 Rosa

O rosa pode ser usado nos domingos Gaudete (III do Advento) e Lætare (IV da Quaresma), ocasiões em que também poderá ser utilizado o roxo.
Cores não previstas na IGMR



Encontra-se com freqüência em uso cores não previstas diretamente na IGMR. Analisa-se abaixo as mais comuns dentre elas.







7.1 Cores para dias festivos

Casula festiva



A nova IGMR não repete, em sua edição latina, o texto do antigo nº. 309, que estabelecia: "Em dias de maior solenidade podem ser usadas vestes litúrgicas mais nobres, mesmo que não sejam da cor do dia." Contudo, a manutenção de tal norma subjaz à interpretação do atual nº. 347 (antigo 310), ao estatuir que "As Missas Rituais são celebradas com a cor própria, a branca ou a festiva;". Ora, se as missas rituais podem ser celebradas facultativamente com a cor própria do dia ou com a cor branca ou com a festiva, compreende-se que a festiva seria precisamente aquela espécie de vestes mais nobres, ainda que não sejam da cor do dia, como estava no antigo nº. 309. Um exemplo patente de uso de veste festiva na Liturgia são as cores dourada e prateada em substituição ao branco, uso ademais bastante difundido pelo Brasil e pelo mundo. Outro exemplo interessante foi o uso de uma casula multicolorida por S.S. João Paulo II quando da abertura da Porta Santa no Ano Jubilar de 2000 D.C.



Contudo, deve-se estar atento ao aviso feito na Instrução Redemptionis Sacramentum pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos:“Esta facultação, que também se aplica adequadamente aos ornamentos fabricados há muitos anos, a fim de conservar o patrimônio da Igreja, é impróprio estendê-las às inovações, para que assim não se percam os costumes transmitidos e o sentido de que estas normas da tradição não sofram menosprezo, pelo uso de formas e cores de acordo com a inclinação de cada um. Quando seja um dia festivo, os ornamentos sagrados de cor dourado ou prateado podem substituir os de outras cores, exceto os de cor preta.”[2]



7.2 Azul

Cabe também mencionar o uso litúrgico da cor azul para Festas e Solenidades da Santíssima Virgem Maria. O azul não é uma das cores litúrgicas previstas pela IGMR, mas seu uso é largamente difundido no Brasil e alhures. A origem de seu uso litúrgico moderno parece remontar a um privilégio papal dado a algumas dioceses espanholas para seu uso somente na Solenidade da Imaculada Conceição. Segundo o Pe. Polycarpus Rado, : "A cor cerúlea foi usada no medievo, sendo agora permitida apenas em algumas dioceses da Espanha na festa da Imaculada Conceição e nas missas de sábado."[3]O privilégio teria sido estendido aos países da América Latina e às Filipinas, de colonização espanhola.



Alguns liturgistas exprobam o uso de uma cor não autorizada na Liturgia. Contudo, podem-se utilizar os seguintes argumentos na defesa de seu uso litúrgico:



1) Sabendo-se que o costume também é fonte do Direito canônico, poder-se-ia argumentar que o azul para festas marianas incorporou-se, por via consuetudinária, às cores litúrgicas da Igreja.



2) Se a IGMR permite que paramentos festivos de outra cor que não a do dia sejam usados em ocasiões especiais (e.g., o dourado e o prateado, ambos não previstos na edição latina da IGMR), como explicado acima, não há razão por que impedir o azul nas festas de Maria Santíssima.



Também a favor do azul, o recente uso que S.S. Papa Bento XVI fez de tal cor, em sua visita ao santuário mariano austríaco de Mariazell, de modo a demonstrar a tolerância com o uso desta cor nas festas marianas. Caso o uso do azul não fosse ao menos aceito, ainda que extra-oficialmente, a autoridade máxima da Igreja estaria incorrendo em um erro litúrgico. Não se crê, contudo, que Bento XVI, exímio liturgista, aceitasse o uso de paramentos de tal cor caso julgasse-a inadequada para as celebrações marianas.




fonte: www.facebook.com/pages/Sou-Feliz-por-ser-CATÓLICO




Lema da JMJ


IDE E FAZEI DISCÍPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES!


“A Jornada Mundial da Juventude em Madrid renovou nos jovens o chamado a serem o fermento que faz a massa crescer, levando ao mundo a esperança que nasce da fé. Sede generosos ao dar um testemunho de vida cristã, especialmente em vista da próxima Jornada no Rio de Janeiro”.
Essa convocação foi feita pelo Papa Bento XVI no anúncio do lema da Jornada Mundial da Juventude Rio2013: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), durante a audiência geral no dia 24 de agosto.
Na ocasião a catequese foi dedicada a JMJ 2011, que havia terminado no dia 21 do mesmo mês. Bento XVI recordou com carinho a participação e a alegria dos cerca de dois milhões de jovens em Madrid, ao que ele chamou de “uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e de crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz.”
Por isso é tão importante que os jovens do Brasil e do mundo assumam desde agora esse chamado à missão e participem da Jornada como testemunhas vivas do Cristo.
Para o padre Geraldo Dondici Vieira, diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, esse é um lema para ser guardado no coração, refletido e meditado. “Esse tema, de fazer discípulos, de chamar outros discípulos para a comunhão e o convívio com o Senhor, é o tema mais querido do Evangelho de Mateus. Esse mandato, essa missão já está anunciada em todo o Evangelho. E, na verdade, só faz discípulo quem já é discípulo, quem convive com o Senhor”, afirmou o sacerdote.
Padre Dondici ressalta que esse testemunho e o próprio anúncio do Cristo, são grandes desafios pra juventude, que vive em um mundo plural, com milhares de informações, seja através das escolas, lazer, internet, especialmente no contato com as redes sociais, como o facebook, twitter: “Com essas mil participações, ele, jovem discípulo, é chamado a plantar no coração de quem ele encontrar, com quem ele se comunicar, o desejo de ser discípulo de Jesus”.
“O que ganha o discípulo de Jesus? Ganha a pertença ao reino, ganha a certeza do amor de Deus, ganha a certeza de ser para os outros sinal de misericórdia e de amor. Ganha o levar e doar a paz do Senhor. São esses frutos e dons que o mundo muito precisa. O perdão, a misericórdia, a paz é que irão diminuir na sociedade, no mundo de hoje, a violência, a guerra, a corrupção, a maldade, tudo aquilo que tira a possibilidade do jovem crescer e colocar toda a sua riqueza e vitalidade a serviço da humanidade”, afirmou.
No mandato final do texto de Mateus – “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” –, explicou o padre, está um grande sonho antropológico de todos, de que o contato com o Senhor, a amizade com Ele, desperte o que cada um tem de melhor em si mesmo.
“Vivemos em um mundo onde há muitos desperdícios, perdas humanas, por falta de chance. O convívio com o Senhor desperta o que temos de melhor. O anúncio ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’ é um anúncio para a vida toda. Em nenhum momento podemos fazer um intervalo dele, porque ele supõe que aquele que é amigo do Senhor, pela sua vida, pelo seu estar no mundo, comunique aos outros a luz, a beleza e a alegria de ser discípulo do Senhor. Essa é a missão que a nossa Igreja precisa. Muitas vezes estamos paralisados e perplexos diante de um mundo que avança meio loucamente, e nesse mundo nós temos a presença do Senhor que nos escolheu, que escolheu o jovem para ser sinal do amor e da alegria Dele no mundo”, concluiu.

fonte: http://www.rio2013.com

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Início das Atividades


HISTÓRIA DA JORNADA

CONHEÇA AS JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE
Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.
O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas. Em março houve outro encontro internacional de jovens no Vaticano e no mesmo ano o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.
Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais.
Veja onde e quando aconteceram a primeira JMJ e as edições em nível internacional:

1986

A primeira Jornada Mundial da Juventude, realizada em Roma em 1986, teve como lema "Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês"(1Pd 3, 15). A celebração aconteceu em âmbito diocesano.

1989

A quarta Jornada Mundial da Juventude se deu em 1989, em Santiago de Compostela,na Espanha, com o lema: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”(Jo 14,6).

1993

A 8ª JMJ foi realizada em Denver, nos Estados Unidos, em 1993, sob o lema “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (Jo 10,10).

1997

Paris, na França, recebeu a 12ª Jornada Mundial da Juventude em 1997 com o lema “Mestre, onde moras? Vinde e vereis" (Jo 1,38-39).

2002

A 17ª Jornada Mundial da Juventude, em 2002, foi realizada em Toronto, no Canadá, com o lema “Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo" (Mt 5,13-14). Foi a última Jornada com a presença do Papa João Paulo II.

2008

"Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas" (Atos 1, 8) foi o lema da JMJ da Austrália, em 2008. Na cidade de Sydney milhares de jovens cruzaram os continentes para participar da 23ª terceira edição da Jornada.

1987

A JMJ seguinte, em 1987, o primeiro dos encontros fora de Roma ocorreu em Buenos Aires, na Argentina, com o lema “Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele.” (1 Jo 4, 16). Na ocasião, um milhão de pessoas participaram do evento.

1991

Em 1991, foi a vez da Polônia, terra natal de João Paulo II. Foi a primeira reunião dele com milhares de jovens em um país do Leste Europeu. A 6ª JMJ aconteceu em Czestochowa, com o lema “Vocês receberam o Espírito que os adota como filhos" (Rm 8,15).

1995

A maior jornada realizada até hoje, em número de participantes, cerca de quatro milhões, aconteceu em Manila, nas Filipinas em 1995, com o lema “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio"(Jo 20,21).

2000

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14) foi o lema da grande Jornada de 2000, o ano do Jubileu da Juventude. A 15ª JMJ aconteceu em Roma, na Itália e reuniu quase três milhões de jovens.

2005

No ano de 2005 a juventude acolheu de braços abertos a primeira jornada conduzida pelo Papa Bento XVI, realizada em sua terra natal, a Alemanha. Colônia foi a cidade sede da 20ª JMJ que teve como lema "Viemos adorá-lo" (Mt 2, 2) e recebeu aproximadamente um milhão e meio de peregrinos.

2011

Em agosto de 2011 cerca de dois milhões de jovens se reuniram para a 26ª Jornada Mundial da Juventude, realizada em Madri, na Espanha, com o lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (cf. Cl 2, 7).

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Momento de Convivência - 04.02.2012



Opaaaaa SEGUE-ME PNSF!!!

2012 iniciou-se e o Segue-me da PNSF trás dezenas de novidades para você seguidor e para a comunidade. E uma delas são os momentos de convivência!

Durante um sábado de cada mês deste ano, o Segue-me estará promovendo um
Momento de Convivência 
para a comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Fátima!

Nestes momentos teremos a oportunidade de conhecer outros seguidores, trocar experiências, saber mais sobre as atividades desenvolvidas do pós-encontro do Segue-me, e sobre as atividades do Segue-me da paróquia e do setor.

Sempre terá comidas e bebidas a venda, música boa (Pop Rock, MPB, Reggae, Católicas, Samba, Pagode...), e artigos do Segue-me a venda.

Traga Sua família inteira, seus amigos, e inimigos, colegas de trabalho, namorado(a)!

Confira as outras datas no calendário do Segue-me que está no menu superior desta página!

Neste primeiro momento de convivência do ano estaremos fazendo inscrições para o Campeonato de Video Game (masculino/feminino) e também para a Copa Segue-me que acontecerá no 2º Semestre desse ano. Dependendo da demanda faremos uma pré-seleção com um "mini-campeonato" de futsal do Segue-me da PNSF. Em breve mais informações!

Além disso gostaríamos de ouvir você. Venha completar o seu cadastro e nos dizer quais as suas habilidades e competências!

Para mais informações envie-nos um e-mail: posencontropnsf@gmail.com

CONVITE - EQUIPE DE TEATRO


JMJ: UM SONHO DO CORAÇÃO DE DEUS


Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984.
Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que
precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las.
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985,
continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar
o rosto de Cristo em cada jovem.
Cerca de 300 mil jovens estiveram unidos ao Santo Padre na Praça de São Pedro, no Vaticano,
em 1984, quando ele entregou aos jovens a Cruz da Jornada. E os encontros continuaram:
novamente em Roma, (1986 – Diocesana), em Buenos Aires (Argentina – 1987), em Santiago
de Compostela (Espanha – 1989), em Czestochowa (Polônia – 1991), em Denver
(Estados Unidos – 1993), em Manila (Filipinas – 1995), em Paris (França -1997), em Roma
(Itália – 2000), em Toronto (Canadá – 2002). Com Bento XVI em Colônia (Alemanha – 2005),
em Sidney (Austrália – 2008) e em Madri (Espanha – 2011).
As cidades que sediam uma Jornada ganham, de verdade, um ‘colorido’ diferente. São
centenas de nacionalidades misturadas e integradas. Coisas que são consideradas
empecilhos em outras situações como o desconhecimento da língua e a diversidade cultural
tornam-se atrativos em uma JMJ.
Além do fato de estar em outro país, com seus encantos turísticos, a participação na Jornada requer um corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservado para cada um. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que crêem, movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

JMJ 2013: faltam 549 dias!


Acompanhe as últimas notícias da Preparação do Brasil para a Jornada Mundial da Juventude de 2013 no Rio de Janeiro.

o/  o/    o/    o/ A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA!!!!!

Depois de percorrer o Estado de Sergipe, os símbolos da JMJ foram recebidos no Estado de Alagoas na terça-feira do dia 10 de janeiro. A cruz peregrina e ícone de Maria percorreram as cidades de Penedo e Arapiraca onde aconteceu o evento Bote Fé nestas duas cidades. Segundo o site Jovens Conectados, várias pessoas presenciaram a peregrinação, reunido jovens de toda a parte do Estado que foram ao encontro dos símbolos por meio de caravanas. Na programação desta grande festa estava incluída vigília, shows, celebração eucarística e pregações.
Antes de seguir o itinerário pela região Nordeste do Brasil, no dia 14 de janeiro os símbolos fizeram uma visita muito especial no Acampamento Revolução Jesus, na cidade de Cachoeira Paulista (SP), na Comunidade Canção Nova. O site Destrave que pertence à Comunidade Canção Nova, registrou o momento em que a cruz chegou ao acampamento, onde foi recepcionada por muitos jovens participantes do evento que cantavam a música “No Peito eu Levo uma Cruz”, do Pe. Zenzinho, tema da peregrinação. O vídeo pode ser visto no site do You Tube.
A presença dos símbolos no Estado de São Paulo foi divulgada pelo telejornal do Estado, Bom Dia São Paulo, da TV Globo. No vídeo exibido, a fé e a disposição dos jovens em tocar os símbolos e testemunhar o poder de Jesus em suas vidas foram mostrados. As filmagens podem ser vistas no site da GloboSegundo a matéria, quatro mil jovens puderam acompanhar a peregrinação. O acampamento Revolução Jesus celebrou sua 2ª edição, cujo tema foi “Nasci para dar Certo”, este evento foi promovido pelo missionário da Comunidade, Adriano Gonçalves.


No dia 15 de janeiro a Cruz Peregrina e Ícone de Maria voltaram ao Nordeste, sendo recebidas nas cidades pernambucanas São Lourenço da Mata e Nazaré da Mata. A programação da peregrinação nas duas cidades foram emocionantes, tendo até buzinas e fogos de artifícios até altas horas da noite do dia de domingo (Fonte: Jovens Conectados).
Na madrugada do dia 16 de janeiro, os símbolos continuaram a percorrer o interior de Pernambuco, chegando até a cidade de Camaragibe. Os fiéis testemunharam a força da Cruz Peregrina e ícone de Maria até às 6 horas da manhã. Toda a Arquidiocese acompanhou atenta a programação. Durante o dia aconteceu o evento Bote Fé Recife. A programação foi intensa com missas, pregações, confissões, procissão e vários shows de bandas católicas. Interessante que a missa de acolhida dos símbolos realizada na capital do Estado, Recife, foi celebrada no Santuário Nossa Senhora de Fátima com milhares de jovens que lotaram o espaço do Santuário.


De acordo com a reportagem publicada no site oficial da JMJ, a logo será divulgada no dia 1 de fevereiro. Vamos acompanhar esta notícia e mostrar para vocês a cara da JMJ 2013.
Para finalizar as principais notícias sobre a JMJ 2013, no dia 16 de janeiro, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) publicou uma entrevista concedida pelo novo Secretário da Congregação para os Bispos, Dom Lourenzo Baldisseri, que falou sobre os preparativos da Jornada Mundial da Juventude. Dom Lourenzo disse que considera “extraordinário” que a peregrinação dos símbolos tenha alcançado mais de 500 mil pessoas por onde passou mesmo após poucos dias do início do itinerário. Vale a pena ler a entrevista através do site da CNBB.

Semana que vem tem mais noticias da peregrinação. Até lá!



Por Shimênia Dias/Pascom PNSF

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Calendário 2012 - parcial

O calendário 2012 foi publicado e está no terceiro link do menu superior e também pode ser visualizado no link abaixo:

CALENDÁRIO 2012


Observe que a data do Encontro mudou. Agora é dia 22, 23 e 24 de JUNHO!!!
Logo, fique atento às datas de espiritualização.

Além disso teremos o nosso retiro que será em março!

Teremos um campeonato de fifa 2012 para os homens e de mortal combat ( ou grand turismo) para as meninas!

Novena de Natal, missa de 33 anos, Segunda etapa do Segue-me, Vigília, e tantos outros.

E claro, a COPA SEGUE-ME!!! E a PNSF vai em busca do BI-CAMPEONATO!!! As inscrições para uma pré-seleção e formação dos times será dia 4 de fevereiro.

E em falar nisso, dia 4 de fevereiro é a volta das atividades do Segue-me e após a missa terá um momento de convivência feito especialmente para todos os seguidores, seguimistas, tios, família e comunidade!


Momento que acontecerá em todo segundo sábados dos meses do ano de 2012. A missa que antecede o momento será uma missa um pouco diferente com o Coral de Jovens conduzido pelo Segue-me, o grupo de Teatro que irá sempre encenar o Evangelho e muitas outras novidades para vocês.

Mais novidades em breve!


2012, um ano que você se surpreenderá!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Juventude é centro das atenções da Igreja

O pontificado de Bento XVI é marcado pela fé e por sua capacidade de anunciar com clareza, nos tempos de hoje, a palavra de Deus e Cristo Jesus na história. É isso que indica o Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, segundo o qual, a juventude estará cada vez mais no centro das atenções da Igreja no mundo.“  
A mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz 2012 (1º de janeiro) tem como tema 'Educar os jovens para a justiça e a paz', e os jovens levarão essa mensagem durante todo o ano. Nesse sentido, o Brasil se sente particularmente estimulado desde que os jovens receberam, em agosto passado, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora para preparar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil, no Rio de Janeiro, em julho de 2013” – afirma, entrevistado pela Canção Nova.


A experiência dos mais de 2 milhões de jovens reunidos para a JMJ 2011 em Madri foi um sinal claro e uma garantia de que os jovens são o futuro da sociedade e da Igreja.
“Este ano, então, será dedicado a eles. Educar os jovens para a justiça e a paz significa que estes jovens levarão a todo o Brasil, a toda a parte, a mensagem da Cruz de Cristo, que é sinal de paz, apesar de todas as dificuldades que os cristãos hoje enfrentam em várias partes do mundo. A cruz não é sinal de morte e de tristeza, mas de triunfo. Através desta mensagem, podemos chegar à felicidade. E isso os jovens compreendem bem, pois têm facilidade para sonhar, ter grandes ideais, e são aqueles que efetivamente levam adiante a humanidade” - destaca dom Lorenzo.
A JMJ foi destaque no discurso em que o Santo Padre apresentou os votos de Feliz Natal à Cúria Romana e fez um balanço da atividade da Igreja ao longo deste ano.
Além disso, Bento XVI cumpriu uma série de viagens internacionais: Croácia, Madri, Alemanha e Benin. Na Itália, esteve em Veneza, San Marino, Ancona e Calábria. E convocou o Ano da Fé, que começa em outubro de 2012 e segue até outubro de 2013.