terça-feira, 29 de novembro de 2011

Missa de 32 anos


Sábado dia 26 de novembro de 2011 o Segue-Me comemorou com grande alegria e uma bela missa seus 32 anos de existência em Brasília, inclusive, com a presença de núcleos de outras cidades fora de Brasília.

Antes do horário marcado para a celebração Deus nos mandou uma chuva de bençãos. Isso mesmo! Bençãos! Pois as pessoas certas estavam no local certo!
E para essas pessoas a chuva não as impediu de agradecer por mais 1 ano de graças.

E o Segue-Me da PNSF tinha muito o que agradecer, apesar de 2011 ter sido um ano cheio de mudanças, Deus nos encaminhou da melhor maneira e tudo aconteceu conforme a sua vontade. E hoje somos capazes de enxergar quantos frutos foram gerados.

Chegando na Paroquia São Judas Tadeu tudo estava muito lindo. Toda decorada, com uma equipe de acolhida super animada, a igreja lotada e, claro, revendo os amigos.

A Missa celebrada pelo Dom Sérgio foi perfeita e Padre Sérgio, nosso diretor espiritual e pároco, marcou presença e veio conhecer melhor esse movimento que arrebanha milhares de jovens pelo país.

Padre Orestis, nosso exemplo maior de Seguidor, sempre animado e nos ensinando como é bom seguir a Jesus Cristo.
Ao final da missa, com os agradecimentos, o coordenador arquidiocesado do conselho, Becchara, em seu último ato como tal, agradeceu ao Padre Sérgio e disse que a igreja precisa de mais padres que cobrem os jovens, como ele tem feito.

Foi homenageado o conselho 2010/2011 que encerra essa gestão. O Segue-Me da PNSF só tem a agradecer aos integrantes do conselho do setor 1: Kamilla, Curinga, Tios Diana e Robson, que nos apoiaram e nos ensinaram muito quando mais precisamos. E que alegria é ver amigos compondo essa nova gestão 2012/2013, que Deus os proteja nessa caminhada.

E o Segue-me da PNSF só tem a agradecer pelos Tios, Seguidores e Seguimistas que marcaram presença na celebração. Poderíamos listar o nome de cada um aqui, mas com todo o entusiasmo da foto abaixo, conseguimos expressar muito mais do que só em palavras.

O Segue-Me precisa muito de todos vocês.

E ano que vem rumo a  Sobradinho - Missa 33 anos.

" Sou jovem sou fruto do Amor semente de Deus, Sou Seguidor, Maria me abençoou..."






quinta-feira, 24 de novembro de 2011

XXVII Vem Louvar


Vem Louvar, vem pra cá!


Em nosso dia a dia, no “corre-corre”, nos muitos afazeres e atribuições, podemos nos esquecer em algum momento, em algum pequeno instante, onde encontrar a paz, o conforto e a tranqüilidade para a nossa alma inquieta. Como já diria o salmista, “O Senhor é a minha força e o meu escudo, uma fortaleza de salvação...” (Sl 27, 8).

E é exatamente com o tema “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna!” (Jo 6, 68), que o Vem Louvar deste ano vem mostrar, para cada um de nós, que viver a alegria é confiar nas palavras que Deus tem para nós. É buscar somente n’Ele o sustento de nossas necessidades.

Já estamos há menos de um mês para o evento e toda a Renovação Carismática Católica de Brasília-DF se organiza e se prepara para o evento. Equipes de ornamentação, acolhida, alimentação, ambulatório limpeza, infraestrutura, dentre várias outras se organizam para proporcionar aos presentes um grande encontro com Deus.

O evento que celebra o segundo domingo do Advento, o domingo da alegria espera reunir cerca de 8 mil fiéis em um dia de muita oração, ensino da Palavra de Deus e reflexão sobre a vida pessoal diante da palavra de Deus, mas especificamente sobre o tema desse ano.

Misericórdia? Bondade? Mansidão? Perdão? Justiça? O que você quer ouvir e se deixar conquistar em tua vida? Não sabe ainda onde encontrá-las? Não sabe para onde ir? Vem pra cá, vem louvar, pois só Jesus tem palavras de vida eterna.

O XXVII Vem Louvar será realizado no dia 11 de dezembro e quer acolher você no Ginásio Nilson Nelson, a partir das 8h. Participe! Leve toda a tua família. Será realizado paralelamente ao evento principal, o “Vem Louvarzinho”, para as crianças.

A entrada é franca. Solicita-se a doação de um quilo de alimento não-perecível para pessoas carentes.


Por James Silva
Ministério de Comunicação Social
Renovação Carismática Católica de Brasília-DF




Texto enviado pela Seguidora Andressa Bernardino


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

VI 2ª Etapa Segue-me - 05, 06 de novembro de 2011


 No final de semana dos dias 5 e 6, aconteceu o 7º encontro da II etapa do Segue-me do DF na paróquia Nossa Senhora Consolata, em Brasília (DF). Cerca de 80 seguidores participaram do encontro, dentre eles, jovens vindos de Cuiabá (MT) com o intuito de levar o encontro para a cidade.

A 2ª etapa acontece desde 2005, com o objetivo de formar os atuais e futuros líderes do movimento Segue-me. Durante o encontro, são reunidos jovens de várias paróquias. Os seguidores são indicados pelos dirigentes do núcleo. Um dos requisitos, é que os jovens já participem do movimento há mais de 2 anos.

O coordenador arquidiocesano Becchara Miranda reconhece que uma das características do encontro é a troca de experiência entre os núcleos. “Quando montamos a segunda etapa, não imaginávamos que o bem mais valioso seria a troca de experiência. Há um grande valor nessas partilhas. É a hora que o seguidor percebe que outros também passam pelas mesmas dificuldades que ele, e que não está sozinho nesta luta”, afirma Becchara. - Fonte: http://www.segue-me.com

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima e a Paróquia São Vicente de Paula, ambas em Taguatinga Sul, levaram, juntas, cinco seguidores: Antonio Carlos, Eduardo Corrêa, Loiane Matosinho, Pamela Oliveiras e Tatyana Borges.

O Segue-me da PNSF agradece pelo SIM dado...

Leia o relato alguns sobre a VI 2ª Etapa do Segue-me DF:

"O segue-me para mim é muito mais do que um movimento, é uma família, um lugar aonde tive momentos maravilhosos de encontro com Deus. Eu fiz o 6° segue-me da paróquia Nossa Senhora de Fátima e desde esse dia muitas coisas mudaram na minha vida.
Agora tive uma oportunidade única de fazer a segunda etapa desse movimento e renovar as minhas forças, pude perceber a sua grandiosidade dentro da juventude do Brasil e como é de fundamental importância que assumamos o nosso papel na construção do Segue-me da nossa paróquia, do nosso setor e da nossa diocese. Cabe a cada um de nós assumir a responsabilidade e o papel que Deus reservou a nós e que se não realizarmos ninguém mais realizará.
Essa oportunidade me fez perceber que o Segue-me não precisa de mim, mas que eu preciso dele e que cabe a minha missão levá-lo a outros.
"Há tantas vidas a salvar, se não for por mim por quem será? Eis me aqui Senhor..."
Desejo a todos nós que possamos assumir a verdadeira missão de seguidores e possamos levar a boa nova a todos os lugares" - Loiane Matosinho

"Ola Seguidores!!!
 Esse fim de semana tive o privilegio com a graça de Deus em poder estar fazendo a II Etapa do Segue-me esse movimento que tanto amamos.
Fazer a segunda etapa pra mim já era um desejo e objetivo que  tinha traçado pra mim a algum tempo. Fazer a II Etapa do Segue-me pra mim foi muito bom, pois la pude conhecer pessoas novas, de outras paróquias aqui de Brasília e até mesmo de outros estados como os nossos irmãos Cuiabanos. Na segunda etapa pude compreender que o segue-me não é somente a nossa paróquia, mas ele vai muito  mais alem que isso, pude trocar experiências sobre o nosso movimento com diversas paróquias diferentes e ver que as vazes um problema é tão fácil de ser solucionado ou que o problema não persiste somente para nos mas sim para a grande maioria das paróquias.
O mais importe que vou levar da II Etapa é que descobri que o segue-me não precisa de mim, mas sim eu é que preciso do Segue-me!!!
“ Sou seguidor a boa nova vou levar, sou seguidor sou fruto do amor de Deus”. " - Dudu Corrêa

"A segunda etapa veio suscitar nos jovens seguidores a importância do compromisso e o despertar da liderança cristã em relação ao movimento Segue-Me, fazendo com que os mesmos se descubram como elementos construtores e evangelizadores de grande importância, dentro de seus respectivos núcleos.
Durante o encontro há momentos de oração, reflexão e discussão sobre a realidade do Segue-me dentro das 28 paróquias participantes, sendo de grande valia para prosseguir na caminhada e renovar o nosso SIM para Deus.
Como diz a oração do seguidor: “Senhor, mostra-me o que queres, pois me coloco à Tua disposição”. " - Taty Borges




Objetivos:



  • Suscitar nos jovens seguidores a importância do compromisso e o despertar da liderança cristã em relação ao movimento Segue-me, fazendo com que os mesmos se descubram como elementos construtores e evangelizadores de grande importância, dentro de seus respectivos Núcleos.
  • Preparar os jovens seguidores para assumirem novas responsabilidades, não somente em seus Núcleos, mas, também, na esfera dos Conselhos Setoriais do Segue-me.
  • Orientar os jovens seguidores sobre a relevância da integração dos Núcleos para o bom andamento e a uniformização do Movimento Segue-me.
  • Conscientizar os jovens seguidores sobre a importância do engajamento nas Pastorais.
  • Criar círculos de seguidores, os quais serão divididos por setores para discussões posteriores sobre o Movimento Segue-me em sua totalidade.


Critérios para inscrição:


A 2ª etapa destina-se aos jovens seguidores com no mínimo 02(dois) anos de caminhada no movimento Segue-me, estando estes preferencialmente envolvidos em equipes de Pós-Encontro, Pastorais e jovens Dirigentes.

A indicação dos jovens caberá a Equipe Dirigente de cada Núcleo com o aval do Diretor Espiritual, ficando a analise e seleção a cargo da equipe responsável pela 2ª Etapa.





terça-feira, 22 de novembro de 2011

Novena de Natal na casa do Seguidor/Seguimista!!!





Casas confirmadas:


  • 01.12 - Casa da Madrinha Carol do Circulo Rosa (XI Segue-me). Endereço: QSA 22 Casa 09, próximo ao pilão.
  • 02.12 - 
  • 03.12 - 
  • 04.12 - Casa do Seguimista Mattheus do Circulo Rosa (XI Segue-me). Endereço: QSA 15 Casa 12
  • 05.12 - Casa da Seguimista Amanda do Circulo Azul (XI Segue-me). Endereço: QSD 03 Casa 22
  • 06.12 - Casa do George (Moco da Animação). Endereço: QSD 35 Casa 21
  • 07.12 - 
  • 08.12 - Casa da Seguimista Jéssica do Circulo Amarelo (XI Segue-me). Endereço: Rua 3C Ch. 32-B Lt. 40 –Vicente Pires
  • 09.12 - 



  • 10.12 - Serenata de Natal a partir das 19h na PNSF.





Caso você queria que um dos dias da novena seja na sua casa, entrar em contato pelo telefone: 82162318 ou pelo e-mail do pós-encontro: posencontropnsf@gmail.com.



Participe!!!











segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Como Amar mais a Deus?


“Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro,
ou nu, doente ou preso, e não te servimos?” – Mt 25, 44

Deparamo-nos todos os dias com questionamentos simples:
“O que podemos fazer para estar mais próximo de Ti, Senhor?”
“O que preciso fazer para possuir a vida eterna?”
“Como posso ser mais ativo no grupo jovem ou em minha pastoral?”
“Sinto-me tão próximo de Ti Senhor, o que mais me falta?”

“O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças.
Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior do que estes não existe.” – Mc 12, 29-31

O Amor a Deus se completa com o Amor ao próximo.
O Amor ao próximo se completa com o Amor a Deus.
Se não somos capazes de amar aqueles com os quais convivemos, aqueles que podemos tocar, sentir, cheirar, abraçar, ver... Como seremos capazes de amar aquele que somente pela fé podemos alcançar ?

Sem amor ao próximo não existe amor a Deus. E a recíproca se faz verdadeira.

A cobrança de Deus no Evangelho é uma cobrança para que possamos viver o Amor em nossas vidas e em nossa comunidade.
Não seremos questionados pelo número de abraços que demos em Deus em meio as nossas orações ou canções. Ou mesmo quão grande foi nosso amor quando colocamos a mão na carteira para retirar a oferta na missa.
Serão colocados a mesa todas aquelas pessoas que passaram pelo sua vida em algum momento. Serão colocados desde os mais distantes parentes até os mais próximos.
Dar de beber, dar de comer, vestir aquele que está nú, acolher o estrangeiro, visitar o que está na prisão são obras que não são obstantes para nosso dia-a-dia.

Uma palavra de amor, um sussurro de alegria, fortaleza e conforto alimentam almas e suprem a sede de muitas corações. Ainda mais quando você leva Deus nessas palavras.
Vestir alguém é suprir as necessidades, tanto matérias, quanto espirituais. É cobrir aos poucos a nudez e a vergonha que o pecado trás as nossas vidas. É evitar que a vergonha e humilhação atinjam os nosso irmãos.
Acolher o estrangeiro faz de nós verdadeiros cristãos. Os excluídos, os distantes são os que mais precisam de acolhimento e de partilha. Não há maior alegria do que trazer a felicidade àquele que a muito esteve distante, isolado, sozinho.
Visitar alguém é uma grande prova de humildade e superação do egoísmo. Não somente em dias de festa ou mesmo quando ‘temos que visitar’. Será que precisamos realmente esperar que alguém faça aniversário ou esteja enfermo para podemos visitar ? Uma surpresa, um sorriso, uma graça.

Estamos cercados de oportunidades para amar, mas muitas vezes não enxergamos.

Quando foi a última vez que beijou seus pais?
Ou mesmo agradeceu pela café da manhã em casa?
Qual foi a última vez que você elogiou seu filho?
Ou seu sobrinho pelos seus pequenos talentos revelados aos poucos?
Qual foi o último dia em que, saindo de casa, conseguiu ao menos dizer ‘bom dia’ a todas as pessoas ?
Uma intercessão... qual foi a última vez que rezou por um amigo, ou mesmo inimigos e suas dificuldades ?

A oportunidade de amar está desde a hora em que acordamos, quando podemos agradecer a Deus pelo dia e pedir um ótimo dia a todos os nossos até o momento em que tocamos a boca na nossa refeição, fazendo dela uma fonte de sede de justiça pelos que nada tem.

Não deixe a vergonha, o orgulho, ou mesmo medo e covardia  estragar o que há de mais belo em cada um de nós.
O AMOR de Deus.

Reflexão:
Um música um tanto quanto antiga, mais com um valor eterno.








Por Jeovah Fialho, Jovem Seguidor.






Quer também contribuir com o blog?
Envie para o e-mail posencontropnsf@gmail.com
Envie-nos textos, testemunhos, desabafos, sugestões de leitura, de compra, de viagem, música, vídeos, o que você quiser.
Contamos com vocês!!!


Missa de 32 Anos do Segue-me


domingo, 20 de novembro de 2011

Equipe dirigente Gestão 2012

Sábado, 19 de novembro de 2011, foi anunciada a nova equipe dirigente com gestão para o ano de 2012.

Confira abaixo os integrantes.




A Equipe Dirigente do Segue-me da Paróquia Nossa Senhora é composta pelos seguintes integrantes:
Jovens Dirigentes: Fernando e Patrícia
Casal Fichas: Nilson e Lurdinha
Casal Montagem: Juarez e Marta
Casal Palestra: Carlos e Joanieta
Casal Finanças: Robes e Neusa
Casal Pós-Encontro: Imailton e Rita

Direto Espiritual: Padre Sérgio (foto abaixo)



Te agradeço Senhor - V FEMUS

Confira a música que o Segue-me da PNSF concorreu no quinto festival de música do Segue-me!



II Vigília Jovem - Fotos

Clique na imagem abaixo para visualizar as fotos!

II Vigília Jovem

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Arrecadação de doações ADIADA - 27.11.2011


Sou Seguidor (8)


O Segue-me possui várias funções, mas só quem é seguidor sabe que os dias que antecedem o encontro nos causa uma alegria e uma euforia que só podem ser da Luz do Espírito Santo de Deus. O Amor com que cada seguidor realiza suas funções, é algo sublime, sem palavras que possam explicar a grandiosidade daquilo tudo. Ver as pessoas trabalhando em prol do encontro é muito bom, é viver o espírito de doação, e de Amor principalmente ao próximo.
É literalmente fazer o bem sem olhar a quem, e torcer para que cada seguimista sinta a presença de Deus em suas vidas e seja tocado a buscar cada vez mais essa Luz que preenche o coração. 

Tenho aprendido muito em participar desse grupo jovem. Muitas amizades foram construídas, que me fizeram crescer e perseverar ainda mais. Aprendi muito com meus afilhados, os quais tenho muita admiração e um carinho especial. É muito gratificante vê-los atuante na igreja, muitas sementinhas tão lindas...Todynho (Vinícius), Fabrício, Katyane, Leonardo Bento, Daniel (Sinforoso), Deusvaldo, vixiiii são tantos, que é melhor deixar pra lá para não deixar de citar algum, e todos os outros que estão sempre no meu coração e fazem parte das minhas orações. Tive o prazer de ser madrinha do círculo vermelho juntamente com o Imailton e os Tios Mano e Raquel, o nosso círculo é o RED- Renovados Em Deus.  

É super importante para o jovem tornar-se cristão ativo, e participar da igreja independente da equipe que for chamado, o seu SIM é para e tão somente para Deus. Além disso, cada equipe tem a sua particularidade, que somadas formam o Segue-me, todas são fundamentais para o bom andamento do encontro. Tive a honra de participar do primeiro encontro da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em 2001 e perseverar até os dias de hoje nessa caminhada tão bonita. 

Quero deixar um Super beijo aos Tios Gel E Mário, e também ao PH, que juntamente comigo caminharam e lutaram para que o encontro de 2011 acontecesse. E agradecer imensamente a cada coordenador pela linda função de desempenhar essa tarefa de coordenar a equipe, e a todos os seguidores que disseram SIM para servir a Cristo. Obrigada mesmo!

Convido a todos os jovens que ainda não fizeram o Segue-me que venham a fazer, e para aqueles que já fazem parte, que se firmem ainda mais na Fé e caminhe junto a Cristo, e que Nossa Mãe, Maria passe a frente!


Nome: Suellen Maria Coutinho P. Serra
Idade: 28 anos
Profissão: Servidora Pública
Fez o primeiro Segue-me da PNSF
Foi seguimista do circulo vermelho!!!

Participações na PNSF: 2002, 2003, 2004, 2006, 2007, 2008, 2009, 2011.

Participação em outra paróquia:
2005- Paróquia Beato José Allamano










Caso queira dar a sua contribuição mande e-mail para:   posencontropnsf@gmail.com 
Contamos com você! 

Deixe seu comentário 





Vigília Jovem - 19.11.2011


Uma programação especial foi montada para trazer muito louvor, adoração, e animação!!!

É... serão 12 horas de muita diversão e oração.

A vigília começa às 20h, e termina no domingo às 8h com o fim da missa e um café da manhã apetitoso!

Além dos presentes, o louvor também ficará por conta da Banda Santo Sacrário

Nos vemos lá!!!



Saiba mais um pouco sobre Laércio...


Cantar a vida e viver o que canta. É assim Laércio Oliveira busca evangelizar, junto com suas filhas: Mariana e Clarissa, que participam de seus CDs e shows. Suas músicas apresentam um estilo diversificado, ora de reflexão, ora dançantes, a fim de levar a Palavra de Deus a todo tipo de público.
Laércio Batista de Oliveira nasceu em 1961, em Resende, no Rio de Janeiro. Se consagrou missionário da Canção Nova, junto com sua esposa, Glória Amaral e as duas filhas, em 1991. Onze anos depois de decidir doar sua vida para Deus em uma experiência de oração na Casa de Maria – casa de retiros da Canção Nova em Queluz-SP.
Como missionário, já morou em vários núcleos de missão da Canção Nova, como Londrina e Jacarezinho, no Paraná; Gravatá, no interior de Pernambuco; Rio de Janeiro(RJ) e Cuiabá(MT). Em 1998, retornou para Cachoeira Paulista, sede da Canção Nova, onde vive atualmente.

Carreira:
Em conseqüência de sua experiência missionária, iniciou os trabalhos profissionais com a música católica, participando da gravação dos CDs "Cantinho da Criança" I e II; "Deus Existe" e "Cinco Pedrinhas", de Ricardo Sá.
Em fevereiro de 2000, lançou seu primeiro CD solo, “Cantai Louvores”, com participações de suas filhas, do Pe. Jonas Abib e de Ricardo Sá. Em 2004 lançou o CD “Quero a Paz”, e seu último CD 'Motivo da Canção'
Atualmente tem ministrado a música nos Acampamentos de Oração que acontecem todos os meses na Canção Nova. Na TV, trabalha como apresentador dos programas “A Bíblia no meu dia-a-dia”



terça-feira, 15 de novembro de 2011

Assembléia Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima - 19.11.2011




Carta aos Paroquianos
Demos Glória a Deus por todas as graças derramadas em nossas vidas.
Caríssimos filhos, estamos no mês de novembro e, voltando o nosso olhar sobre as diversas atividades previstas em nosso calendário paróquia, findando as ações pastorais e focando na Assembleia Paroquial, que ocorrerá no dia 19 de dezembro.
Na Assembleia, somos convidados a avaliar e planejar as atividades para os próximos anos. Para esta atitude de comunhão convocamos todos os paroquianos a se colocarem em oração, pois como nos diz o Vaticano II em sua eclesiologia “O Povo de Deus”, “todos os batizados têm igual dignidade, e para isso, é necessário criar condições para que os fiéis deixem a posição de passividade a que a história os relegou e se tornem ativos e participantes na vida eclesial, assumindo a condição de sujeitos”
Somos sujeitos do processo de evangelização, do processo de santidade, para isto, não é permitido a passividade do cristão, mas somos convidados a ouvir o chamado do Senhor “ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho”. Para que tenhamos eficácia na ação evangelizadora, não podemos atuar sem um projeto, sem um plano pastoral, ou mesmo sem uma formação. Este projeto de evangelização não pode ser fruto de uma cabeça (o pároco), mas sim de várias cabeças (pastorais, equipes de serviços e movimentos). Com esta motivação, termino esta breve carta convidando a todos os fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Fátima a participarem ativamente desta Assembleia Paroquial, que será um grande momento de comunhão.


Objetivo da Assembléia: Promover a organização pastoral. Conhecer um ao outro e iniciar o processo de "pastoral de conjunto".
Início: às 14h.
Local: Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Setor D Sul área especial 3, Taguatinga Sul.

Haverá uma "apresentação" de cada uma das pastorais, serviços, movimentos e comunidades. Neste momento será apresentado o objetivo da equipe na paróquia, a metodologia de trabalho na paróquia, e o calendário 2012.
Logo após, haverá uma discussão em grupo.
Faremos então uma pausa para um breve lanche e continuaremos com uma plenária para apresentar as discussões dentro de cada grupo.
E então terminaremos com uma celebração Eucarística.


Contamos com a sua participação. É um momento histórico dentro de nossa paróquia, onde a comunidade e a paróquia serão mutualmente ouvidas, podendo então entrarmos em uma comunhão para sim realizar um excelente trabalho em 2012.

Não deixe de participar.
É a nossa Casa! A nossa Comunidade! A nossa Paróquia!



"Jesus respondeu-lhes: Por que me procuráveis? Não sabeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?" Lucas 2, 49.



V Femus






quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Sou Seguidor (7)



Sara

Participei do 2º segue-me da PNSF, em 2002. Fui do círculo vermelho, meus padrinhos foram o André e a Dani e os tios Denis e Márcia. Desde lá meu coração bate mais forte por este movimento e pelas maravilhas que Deus realiza através dele. No começo tive o interesse de fazer minha inscrição para participar do segue-me por curiosidade, pois no ano anterior minha irmã mais velha e meus pais tinham ajudado na implantação. Essa curiosidade, porém, nos anos seguintes transformou-se em necessidade. “Necessidade de servir a Deus com alegria”, porque, se tivesse que definir o Segue-me com uma frase, assim o definiria.
Dentro desse movimento já passei por vários momentos de alegria e tristeza também, mas em todos eles pude perceber que ali existiam e existem anjos que costumamos chamar aqui na terra de amigos de verdade.
Um dos momentos que mais me proporcionou alegria dentro do segue-me foi ser madrinha do círculo laranja em 2004. Deus me presenteou juntamente com o Dudu e os Tios Lula e Tânia (aprendi muito com eles, daria um capítulo aparte), o prazer de conviver com jovens seguimistas muito especiais, trago a amizade de alguns até hoje.
Hoje, o fato que mais me deixa feliz é ver toda minha família servindo a Deus através do Segue-me. Este ano em especial, quando vi o Fernando, meu irmão (Thyago - negão), minha irmã (Rita), meu cunhado (Imailton - Mamá) - e até o Mateusinho , meus pais (Cunha e Ivanilde) e minhas primas (Thays e Tamires), todos juntos no 11º Segue-me, me lembrei da frase do nosso querido Rui, foi lindo lindo lindo lindo lindo lindo!

Fernando

Quando conheci a Sara, minha atual esposa, ela e toda a família já faziam parte de um tal de Segue-me. Sempre fui um católico praticante, sentia falta de um “algo a mais”, mas, por já ter ultrapassado o limite de idade, não podia acompanhá-los nos dias do encontro. Durante os anos de namoro e noivado, fiquei “do lado de fora”, sem saber de muitos detalhes, e sem entender o porquê de tanto sigilo e tanta dedicação no que eles faziam.
Contudo, este ano de 2011 foi especial. Em fevereiro, Sara e eu recebemos o sacramento do matrimônio. No final de abril e começo de maio, fizemos o 39º ECC – Encontro de Casais com Cristo.  E em setembro, finalmente pude conhecer o Segue-me. E conhecer trabalhando é SENSACIONAL! O 11º Segue-me da PNSF representou para mim muito mais do que um dia imaginei: amor, amizade, alegria, aprendizado, ensinamento, compartilhamento, dedicação, descontração, espiritualização, salvação.
O Segue-me me fez perceber o quanto é bom conviver mais próximo de Deus. O quanto é bom conhecer e fazer conhecer ao mesmo tempo esse Deus Vivo que tanto nos abençoa. Como é maravilhoso sentir-se útil para Deus e para o próximo. Foi no Segue-me que tive a maior e melhor sensação que um ser humano pode ter: de que fez algo de concreto para Deus.


Somos seguidores

Trabalhamos juntos em apenas um Segue-me (deste ano). Porém, foi um que valeu por mil. Deus se encarregou de tudo. Convidou-nos para a “equipe certa”, nos deu sabedoria para agirmos nos momentos certos com os jovens, e nos proporcionou uma situação delicada que claramente era uma missão que Jesus tinha para nós. Era como se Ele estivesse pedindo nossos corpos emprestados para a realização de um bem... Decidimos então encarar, aprendemos muito e “ensinamos” um pouquinho. Levaremos o cumprimento da missão como conhecimento para toda nossa vida. Não há nada mais prazeroso do que realizar o papel que Jesus nos deu: buscar a ovelha perdida.





Informações: 
Nome: Fernando Eleto Coelho
Idade: 27
Profissão: Servidor Público
Fez o XXXIX ECC – Encontro de Casais com Cristo na PNSF

Informações:
Nome: Sara Espíndola da Cunha Eleto
Idade: 25
Profissão: Assistente Social
Fez o 2º Segue-me na PNSF.
Foi do circulo vermelhor.

Participações (Sara) na PNSF:
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010

Participação (Sara) em outra paróquia:
2004- Paróquia Beato José Allamano

Participação do casal PNSF:
2011 






Caso queira dar a sua contribuição mande e-mail para:   posencontropnsf@gmail.com
Contamos com você!

Deixe seu comentário 

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Quem é Deus?


Creio em Deus Pai Todo-Poderoso,
Criador do céu e da terra,
creio em Jesus Cristo Nosso Senhor...”

Cremos em Deus Pai e em seu filho Jesus Cristo, mas quem é Deus? O que é esse Deus?
A medida que vivemos vamos aos poucos compreendendo um pouco mais sobre a vida.

Aprendemos com nossa família, com nossos amigos, palestrantes, padres, pastores, com nossos relacionamentos, que muitas vezes deixam grandes mágoas. Até mesmo aquele morador de rua lhe fez perceber que sua vida não é tão ruim quanto a dele... é fácil enxergar, vivemos num constante aprendizado.
Somos convidados a aprender com ensinamentos daqueles que são mais velhos e experientes que nós, ou ainda quando a vida realmente bate na gente, nos faz chorar, correr, suar, gritar... Por amor ou pela dor, aprendemos muito e vamos aprender muito mais.
Criados a imagem e semelhança de Deus, somos aos poucos instigados a conhecer este Deus. E é a partir da criação de Deus que podemos compreender um pouco mais sobre este maravilhoso Ser.
Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou” – Ex 3, 14.
Deus dentro de sua sabedoria é muito engraçado às vezes.
Imagina você tendo que explicar neste exato momento pro seu priminho pequeno ou mesmo ao seu filho ‘Quem é Deus?’ e ao ler essa passagem Deus te fala: “Eu sou aquele que sou”.
“Bom filho... Deus é aquele que... bom... Ele é aquele que é, né... entende? Te explico depois, vai dormir menino...”
Deus nos deixa de mãos atadas diante de todos seus mistérios e toda sua grandeza. Não há como definir quem seja esse Deus. Deus simplesmente é.

Mas a partir de sua criação, o homem; e a partir do seu filho Jesus Cristo, podemos começar a entender ou ao menos contemplá-lo.
O homem: Com sua abertura à verdade e à beleza, com seu senso do bem moral, com sua liberdade e a voz de sua consciência, com sua aspiração ao infinito e à felicidade, o homem se interroga sobre a existência de Deus. Mediante tudo isso percebe sinais de sua alma espiritual. Como "semente de eternidade que leva dentro de si, irredutível à só matéria" sua alma não pode ter origem senão em Deus” - CIC

Mesmo para aqueles que são ateus, ou possuem uma doutrina muito diferente da nossa podemos observar o tanto que almejam a Deus.
Todos os povos querem ser felizes. Deus é a verdadeira felicidade.
Todos os povos querem ouvir e conhecer a verdade. Deus é a verdade.
Todos os povos querem a paz e querem viver o amor pleno. Deus é o amor, Deus é a paz.

É diante destes questionamentos e desejos de sermos completos que criamos vias para aceder ao conhecimento de Deus. Essas vias são conhecidas como provas da existência de Deus, não de maneira científico-natural, mas no sentido de argumentos que permitem chegar a verdadeira certeza.
De maneira um pouco mais profunda, entendemos nosso Deus com nossas experiências íntimas com Ele.
Deus é amor e nos cria neste mesmo amor com o único intuito de amar.
E mais uma vez eu digo que as vias para entender a Deus ou mesmo acreditar em sua existência estão em sua criação humana.

Dentro dessa certeza, deixo abaixo uma pequena história da minha vida, onde Deus se faz amor.
Nasci em berço católico, pelo menos por parte de mãe. Conheci Deus desde cedo e me recordo da vontade que eu muitas vezes carregava comigo de aprender a rezar, de realizar o ‘plano que Deus tem pra nós’, conforme meu tio disse no enterro de meu avô... Me recordo da vontade que eu tinha de comungar, de receber e fazer minha primeira eucaristia e entrar na fila com minha mãe.
Pena que a vontade aos poucos foi se perdendo. Talvez por falta de incentivo, ou mesmo pelos estudos e trabalho.
Não comecei a trabalhar cedo como muitos começam, mas já nos meus 14 anos ajudava bastante minha mãe na empresa dela... não achava uma lástima, até porque não era muita coisa. Mas coisas assim me ocuparam e apagaram aquela pequena chama de Deus que havia em mim.
Há três anos fui convidado pela irmã a fazer a Crisma e foi neste chamado que toda minha vida voltou a ser restaurada.
Lembro-me que foi um período ruim pra mim, onde minhas maiores angústias vinham a tona em minha cabeça. Questionava os valores que minha mãe havia me passado e isso me desconfortava muito. Nunca fui de sair, nunca bebi, nunca dancei... fui sair a primeira aos meus 18 anos de idade e tudo isso junto gerava em mim uma ansiedade de querer viver em mundo diferente do que eu sempre vivi. Na verdade o que eu buscava, e hoje enxergo isso, era ser feliz.
Questionava-me sobre o celibato, sobre o matrimônio, passava noites e maiores com os pensamentos me perturbando, me incomodando... fazendo talvez de minha maior virtude, meu maior sofrimento.
Meus valores sempre ficaram guardados aqui dentro. Todo Este Deus que tento descrever sempre esteve aqui no meu coração, mas eu não o via.
Em meio a minha pequena depressão fui buscando em quem me apoiar, em quem me sustentar... buscava acreditar em meus sonhos, mas os encontrava tão distante.
Queria mudar o mundo inteiro do dia pra noite e eu somente ouvia: ‘ninguém consegue mudar o mundo’ e de fato não conseguimos sozinhos, mas uma palavra de conforto eu nunca tive.
Lembro-me que Deus me conquistou de modo grandioso quando na minha catequese me apresentaram a APOLOGÉTICA. Nossa! Como me apaixonei. Até hoje estudo sem parar.
Ao fim do ano na minha Crisma, me inscrevi e fui chamado a participar do Segue-Me e digo que uma das maiores e mais belas ações de Deus ocorreu lá, dentro daquele pequeno círculo de vivência. Onde pela primeira vez na vida pude partilhar, pude amar ouvindo um testemunho e pude ser amado testemunhando.
Eu não sei dizer ao certo como foi; eu não sei dizer a hora ou lugar. O que sei dizer é que depois que Ele entrou em minha vida. Tudo foi ficando fora de lugar...’ – Motivos pra Recomeçar
Um ano após participei de um Retiro de Capacitação em Cristo com a Comunidade Novo Ardor, que hoje graças a Deus faz parte de minha vida, que me fez encontrar de fato o correto caminho, me fez enxergar o que sou diante de Deus e me fez desejar a todo instante e a todo o momento essa vontade de ter Deus aqui, onde Ele sempre esteve.
Conforme a música diz não sei ao certo onde começou minha conversão, mas eu digo que não importa muito.
Eu confesso que queria um chamado de Deus, com luzes, uma voz... mas não tive.
Mas de uma coisa eu tenho certeza. Desde que Ele entrou em minha vida, tudo foi mudando, pra melhor.
E a quem me pergunta: ‘Jeovah, está feliz?’. Eu simplesmente respondo: ‘Sou Feliz’ “.
Por fim eu digo a cada um de vocês que meu testemunho não chega aos pés de histórias tão bonitas de tantas outras pessoas, mas quero apenas demonstrar que a maior beleza que está por trás da restauração e felicidade que tenho hoje, É O AMOR DE DEUS.

Quem é Deus ? Conforme eu disse, não podemos definir.
Mas Deus é também todo este amor, que restaura, que acolhe.
Deus é tudo aquilo que almejamos para Nossa Verdadeira Felicidade.
Deus é um desejo verdadeiro de sua alma em busca do Amor.
Deixo a cada um, duas perguntas, ‘Quem é Deus pra você?’, ‘Quem é Deus em sua vida?’.

Reflexão:
"O homem não pode viver sem amor. Ele permanece para si próprio um ser incompreensível e a sua vida, é destituída de sentido, se não lhe for revelado o amor, se ele não se encontra com o amor, se não o experimenta, se não o torna algo seu próprio, se nele não participa vivamente" - Papa João Paulo II, Encíclica Re-demptor Hominis.

Por Jeovah Fialho, Jovem Seguidor.







Quer também contribuir com o blog?
Envie para o e-mail posencontropnsf@gmail.com
Envie-nos textos, testemunhos, desabafos, sugestões de leitura, de compra, de viagem, música, vídeos, o que você quiser.
Contamos com vocês!!!


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Sou Seguidor (6)



O Segue-Me caiu em meu conhecimento através de meus tios(Tico e Valmira), porém eu não tinha bons olhos e só deixei para fazer minha inscrição no ultimo dia. Eu tinha o hábito de ser pessimista sobre as coisas, inclusive o Segue-Me. Contudo, quando fui chamado e fiz o terceiro Segue-Me, tive uma epifania em minha vida. Era como se eu tivesse me descobrindo ao saber o quão grandiosas eram as coisas de Deus. Fiz parte do círculo amarelo que teve o tio Cunha e tia Ivanilde, os quais tenho um imenso carinho até hoje; e como padrinhos, o Moreno(isso mesmo, o Moreno!) e a Bel que sempre foram atenciosos comigo e com o meu jeito meio caladão no início.

A meu ver, o Segue-Me é uma família onde todos se relacionam, tem problemas uns com os outros, mas no fim tudo dá certo. Pois temos a nossa fé e dedicação para com o próximo, para que outros se sintam tocados por Deus ou se reafirmem na igreja Católica. Foram tantas equipes com tantas histórias que me leva a dizer que possuo amigos no Movimento que levarei para o resto da vida. Vacilei por vários anos, e o Segue-Me me ajudou a reeguer, fraquejei e o Segue-Me me ajudou a encontrar forças, duvidei quando minha vó faleceu, recebi apoio de meus amigos desde o primeiro momento.

Eu sou aquele Seguimista que foi tocado no meio de tantos e hoje tem o encontro como identidade. Todas as equipes que trabalhei e cordenei foi feito com amor e empenho porque acredito que terão outros que serão tocados por Deus, terão outros que irão se dedicar e aprender a amar o próximo ao ponto de doar o seu tempo.

Na última equipe que trabalhei (em 2011), pude sentir realmente momento bons com a equipe, fui capacitado, com a graça de Deus, para cordenar a equipe. Exigi o máximo de mim e de todos, pois tivemos problemas no percurso e porque sinto que meu tempo no Segue-Me tenha chegado ao fim (pelo menos como Seguidor). Acredito ter deixado coisas boas com todos eles para disseminarem por muitos outros anos.

Gostaria de agradecer pelo Segue-Me, pelos vários amigos conquistados, por cada minuto dedicado e pela atenção de todos. Nunca se esqueçam, além de movimento, o Segue-Me é uma família, cuidem dele como se fossem a família de sangue de vocês.

Beijos e Abraços!

Fiquem com Deus!

Sanderson



Informações:
Sanderson Barbosa da Silva
Idade: 27
Profissão: Empresário
Fiz o terceiro Segue-Me da PNSF Fui seguimista do circulo Amarelo.
Participações na PNSF
2004,2005,2006,2007,2008,2009,2010,2011
Outras Paróquias:
2005 - Paróquia Beato José Alamano(Samambaia)
2007 - Paróquia Beato José Alamano(Samambaia)
2010 – Paróquia São Vicente de Paulo(Taguatinga Sul)












Caso queira dar a sua contribuição mande e-mail para:   posencontropnsf@gmail.com
Contamos com você!

Deixe seu comentário

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Qualquer estado de vida oferece vias de santificação

Solenidade de todos os santos
Palácio Apostólico, Vaticano 
Terça-feira, 01 de novembro de 2011

Hoje veneramos exatamente esta inumerável comunidade de Todos os Santos, os quais, através dos mais diferentes percursos de vida, nos indicam diversas estradas de santidade,reunidas em um único denominador: seguir Jesus e configurar-se a Ele, até o ultimo momento da nossa trajetória humana. Todos os estados de vida, de fato, podem tornar-se, com a ação da graça e com o empenho e a perseverança de cada um, vias de santificação.A comemoração dos fiéis defuntos, a qual é dedicado o dia de amanhã, 2 de novembro, nos ajuda a recordar os nossos entes que nos deixaram, e todas as almas que estão em direção à plenitude da vida, exatamente no horizonte da Igreja celeste, à qual a Solenidade de hoje nos elevou.
Desde os primeiros tempos da fé cristã, a Igreja terrena reconhecendo a comunhão de todos o corpo místico de Jesus Cristo, cultivou com grande piedade e memória dos defuntos e ofereceu por eles alguns sufrágios. A nossa oração pelos mortos é portanto, não somente útil, mas necessária, enquanto que essa não somente os pode ajudar, mas torna durante o tempo eficaz a intercessão deles em nosso favor. Também a visita aos cemitérios, enquanto guarda as ligações de afeto com quem nos amou nesta vida, nos recorda que todos passaremos para uma outra vida, além da morte. O choro, que provém da separação terrena, por isso, não prevalece sobre a certeza da ressurreição, a esperança de chegar às bem aventuranças da eternidade, momento repleto de calma, na qual a totalidade nos abraça e nós  abraçamos a totalidade. O objeto da nossa esperança, de fato, é nos alegrarmos diante da presença de Deus na eternidade. Jesus prometeu aos seus discípulos: "Vos verei de novo e o vosso coração se alegrará e ninguem poderá tirar-vos a vossa alegria".

À Virgem Maria, Rainha de todos os santos, confiamos a nossa peregrinação rumo à pátria celeste, enquanto invocamos para irmãos e irmãs defuntos a sua materna intercessão.

  

Rosa de Saron + Ir. Kelly Patricia, dias 04 e 05.11


Senhor, Porque me chamas?



“Porque o Senhor me chama”? Porque o Senhor me chamou?
Porque não me largou ali como eu estava? Porque não me deixou na beira da estrada?
Porque ainda hoje, todo dia me perturba com tantos e tantos chamados?”

É necessário enxergar que fomos criados a imagem e semelhança de Deus. Somos, portanto criados a imagem e semelhança do Amor.
Deus em seu imenso Amor cria cada homem com um único propósito e somente seremos completos em nossa vida quando o alcançarmos, ou ao menos se caminharmos em direção a ele.

“Verdadeira religião consiste no amor a Deus e ao próximo”, Bento XVI – 2008.
E por fim ainda me atrevo a complementar tão bela palavra de um Santo Padre.
“Verdadeira vida, Verdadeira paz, Verdadeira Santidade e Verdadeira Felicidade consistem no amor a Deus e ao próximo”.

O convite diário de Deus reflete essa sua vontade de nos ver felizes, de nos ver completos.
Deus nos convida a Santidade, não como forma de prisão, não para estarmos dentro de uma vida cristã fundamentalista, cheia de normas, preceitos, obrigações... não!

Portanto já não és escravo, mas filho. E, se és filho, então também herdeiro por Deus. Outrora, é certo, desconhecendo a Deus, servíeis aos que na realidade não são deuses. Agora, porém, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo conhecidos por Deus, como é que tornais aos rudimentos fracos e miseráveis, querendo de novo escravizar-vos a eles? – Gl 4, 7-9

Em Deus encontramos a verdadeira liberdade. Somente em Deus seremos finalmente livres para amar e sermos verdadeiramente amados.
Deus diz a você:
“Filho eu quero tanto
Enxugar teu pranto; te fazer só meu.
Filho eu quero ser teu Deus
Eu te amo tanto, tanto, tanto, tanto
Filho vem ser meu. Filho eu quero ser teu Deus” – Música, Eu Te Amo Tanto

É preciso olhar para nossa história e olhar com olhos de Deus.
Deus já está fazendo a parte dEle, e como está...
Precisamos muitas vezes, parar! Olhar para nosso chamado.
Lembrar o dia em que fomos pela primeira vez chamados a estar na presença de Deus.
Lembrar-se do nosso primeiro encontro com Deus. Lembrar-se da primeira vez que choramos por nossa família. Da primeira vez que tivemos a coragem de querer mudar algo.
Lembrar-se das vezes em que você partilhou, “Nossa, quanto Deus fez por mim... Quanto Deus tem feito por mim...”.
É preciso voltar no momento que Deus te chamou.
É preciso renovar seu chamado, da mesma forma que um casal aos seus 50 anos de matrimônio sobem ao altar para renovar seus votos.
É preciso renovar...
Olhar o tanto que você já caminhou, olhar o abismo em que você estava, olhar quem era você e quem é você hoje.

E somente nessa caminhada, de reconhecimento de Deus, podemos entender para quê de fato Deus nos chama. Para que alegria Ele nos convida, para que felicidade Ele nos encaminha.
“Fomos criados para amar, e sem sombra de dúvida, somente no encontro daquele que nos criou e daquele que verdadeiramente é amor, seremos por fim felizes, seremos por fim completos”.
“O que vos mando é que vos ameis uns aos outros” – Jo 15, 17.

“É muito mais que simplesmente obedecer a Deus sem entender, É ESCOLHER SER FELIZ”.

Para Reflexão:
Música, ‘Eu Te Amo Tanto’ - Lázaro














Por Jeovah Fialho, Jovem Seguidor.



Quer também contribuir com o blog?
Envie para o e-mail posencontropnsf@gmail.com
Envie-nos textos, testemunhos, desabafos, sugestões de leitura, de compra, de viagem, música, vídeos, o que você quiser.
Contamos com vocês!!!